A Fundação Curro Velho abre inscrições para as oficinas de arte do segundo semestre de 2014 em Belém. São mais de 90 oficinas oferecidas pela Fundação, como cerâmica, serigrafia, desenho, pintura, teatro, técnicas circenses, oficinas musicais e de linguagem audiovisual, entre outras, realizadas tanto no prédio sede da Fundação, no bairro do Telégrafo, como na Casa da Linguagem, no bairro de Nazaré.
As inscrições no Curro Velho seguem abertas até o dia 14 de agosto e são gratuitas para alunos de escolas públicas. Os demais interessados pagam uma taxa de R$ 20,00.
Foto: Ionaldo Rodrigues.
Uma das oficinas oferecidas pelo núcleo do audiovisual é a de fotografia pinhole II, técnica onde o fotógrafo produz sua própria câmera. “É a partir desta técnica que o aluno irá desenvolver um olhar diferencial e a capacidade de perceber o mundo ao seu redor”, relata a instrutora Joyce Nabiça sobre a oficina. Na oficina os alunos poderão aprender a construir seu próprio material, além de conhecer os princípios da fotografia e trabalhar com práticas como câmera escura, fotograma e pincel de luz.
No núcleo de Artes Visuais da Fundação Curro Velho serão ofertadas 21 oficinas, apresentando técnicas de serigrafia, pintura, desenho, gravura, confecção de bolsas, cerâmica artística, desenho de moda, estamparia com carimbos, entre outras.
A Fundação Curro Velho também oferece oficinas voltadas para a música, como a de confecção de instrumentos com sucata plástica, violão, percussão, fanfarra musical, cavaquinho, canto coral entre outras.
O cinema de animação é tema de oficinas para crianças, jovens e adultos, que poderão participar das oficinas de dublagem para desenho animado e animação em stop motion com bonecos.
Na Casa da Linguagem, serão ofertadas oficinas de redação, libras, contação de história, leitura e produção de texto, além de oficinas de dança do ventre, teatro, violão, canto popular, pintura, desenho de personagem, histórias em quadrinhos entre outras.
Para realizar a inscrição, é necessário comparecer a uma das unidades da Fundação Curro Velho portando documento de identificação, comprovante de residência e declaração escolar caso seja aluno da rede pública de ensino, para obter isenção da taxa de inscrição. Os demais inscritos pagam uma taxa única de 20 reais, além da documentação restante.
As aulas dos cursos na Fundação Curro Velho iniciam no dia 18 de agosto.