Cada vez mais, o Brasil se torna um mercado essencial para o UFC. O Ultimate já realizou 12 eventos no País, com a primeira edição em 1998, que contou com a vitória arrasadora de Vitor Belfort sobre Wanderlei Silva por nocaute.
Neste ano, o UFC realizou sete eventos no País. São Paulo abriu a temporada no Brasil, no dia 26/01. Além da Capital paulista, Jaraguá do Sul (SC), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro RJ) e Belo Horizonte (MG), receberam edições do Ultimate em 2013. No dia 09/10, foi a vez da cidade de Barueri (SP). Um mês depois, Goiânia (GO) fecha a lista de eventos no País.
Para o próximo ano, Dana White, presidente do UFC, quer mais eventos no País. Foi o que disse o presidente do UFC em entrevista coletiva para divulgar o UFC 168 no Brasil. “Estamos planejando 13 eventos no Brasil para o ano que vem. Não só vamos fazer 13 eventos aqui em 2014. Como este mercado está explodindo, com mais lutas no Brasil, os atletas terão mais oportunidades de entrar no mercado global, não só no brasileiro”, afirmou.
Dana diz que foi muito perguntado porque não vem muito ao Brasil. Ele respondeu afirmando que o País é um dos mais importantes mercados do UFC. “Todo mundo vem me perguntando desde que cheguei se este mercado não é mais importante para mim, porque não venho mais aqui. A diferença é que o Brasil não precisa de mim aqui a cada dez minutos. Há outros lugares que precisam de mim. Estamos lançando o TUF na China em três semanas, e temos um novo acordo de TV nos EUA”, completou.
Enquanto Dana resolve questões do UFC em outros países, Marshall Zelasnik, diretor de desenvolvimento internacional da organização, é quem cuida dos negócios do Ultimate no País. O funcionário da franquia é responsável por estar nas coletivas e eventos no Brasil.
Uma das prováveis edições do UFC em 2014 é a final do The Ultimate Fighter 3, que ainda é um mistério. Dana White garantiu já estar tudo certo para a realização da nova temporada do programa, que deve acontecer no início do próximo ano. O presidente confirmou que os treinadores já estão escolhidos, mas preferiu manter os nomes em sigilo.
“Nós já acertamos com os técnicos do TUF Brasil 3 e vocês vão se surpreender! Não posso revelar os nomes ainda, mas será uma edição fantástica”, concluiu.