Experiência de Marca

Definido valor das cotas de patrocínio do Carnaval baiano

Com o tema “O País do Carnaval”, a festa de Salvador em 2012 será realizada entre os dias 15 e 21/02, e fará uma homenagem ao escritor baiano Jorge Amado, que completaria no ano que vem 100 anos de vida.

Definido valor das cotas de patrocínio do Carnaval baiano

As cotas de patrocínio para o Carnaval de Salvador 2012 têm valor mínimo estipulado em R$ 300 mil e máximo de R$ 4,9 milhões. O anúncio foi feito no dia 19/10 por Alexandre San Galo, Antônio Barreto Jr., Paulo Salum, Bruno Duarte e Fabio Duarte, diretores do consórcio OCP Mago, que agencia e comercializa, desde o ano passado, todas as cotas de patrocínio da festa.

Os números foram divulgados durante apresentação em São Paulo que lançou oficialmente o evento ao mercado nacional.

Segundo San Galo, por ser a maior festa de rua do mundo de acordo com o Guinness Book, é cada vez maior o número de empresários que veem no Carnaval a oportunidade de dar maior visibilidade às suas marcas durante os sete dias de folia.

“Desde 2010, estamos realizando captações recordes e atribuímos os bons resultados a um trabalho constante, ao aprimoramento da estratégia de abordagem ao mercado, à qualidade da entrega das propriedades negociadas e à inclusão efetiva de ações de comprometimento social”, afirma o diretor.

Além dos números de patrocínio, outros dados foram apresentados por Cláudio Tinoco, presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), responsável pela realização da festa.

Segundo ele, o Carnaval de Salvador movimenta anualmente R$ 1 bilhão, e o retorno financeiro tem sido cada vez maior ao longo dos anos. A captação pública de recursos privados para a cidade passou de R$ 7,5 milhões em 2009 para R$ 15,6 milhões, em 2011.

Além de alavancar o turismo em Salvador – com ocupação hoteleira de 90% a 100% e visita de 550 mil turistas nacionais e internacionais –, o Carnaval movimenta o comércio e a área de serviços, gerando mais de 210 mil empregos temporários, número que corresponde a 7% da população de Salvador e Região Metropolitana.

São mais de dois mil profissionais de imprensa credenciados, 255 horas de mídia espontânea em redes de televisão, revistas, sites e jornais, o que corresponderia a um gasto em torno de R$ 60 milhões. Segundo o dirigente da Saltur, o evento conta com cerca de sete patrocinadores oficiais e 200 marcas associadas, sendo 80% deles de São Paulo.

O lançamento do Carnaval, realizado na Estação São Paulo, contou com a presença do prefeito de Salvador, João Henrique (PP), e uniu o trade turístico, produtores culturais, imprensa, além de profissionais da área de marketing e entretenimento, com um pocket show da banda baiana Faustão e Os Mongas e participação especial do cantor e compositor Moraes Moreira e Emanuelle Araújo.

Com o tema “O País do Carnaval”, a festa de Salvador em 2012 será realizada entre os dias 15 e 21/02, e fará uma homenagem ao escritor baiano Jorge Amado, que completaria no ano que vem 100 anos de vida.

Jorge Amado será o homenageado do Carnaval 2012 de Salvador.