Em sua primeira edição de 2014, a Descida da Borges reuniu no dia 17/01 participantes de três escolas de samba e observadores no Centro de Porto Alegre. A festa, que começou por volta das 21h, contou com a participação das escolas Samba Puro, Dona Leopoldina e Tinga. Outras edições serão realizadas nos dias 24 e 31/01.
O evento tem o objetivo de reavivar as tradições do Carnaval da Capital, cujos primeiros desfiles se realizavam na avenida Borges de Medeiros, onde perduraram até o anos 1960. Além do resgate histórico, o trajeto apresenta para a comunidade os samba-enredos, o grupo de cada escola e parte das alas, funcionando como um ensaio mais descontraído.
Outros eventos integram a agenda oficial do carnaval de Porto Alegre até a data dos desfiles do Grupo Especial de Porto Alegre, nos dias 28/02 e 01/03, no Porto Seco.
O leilão dos camarotes, que seria realizado na noite de 15/01, foi adiado e ainda não tem nova data definida. Os ingressos para os desfiles serão vendidos nos dias 10 e 11/02. Serão colocados à disposição do público sete mil entradas.