Experiência de Marca

Desfile das Campeãs vai sacudir a Sapucaí

As escolas do grupo especial do Rio de Janeiro que ficaram com as seis primeiras colocações – Beija-Flor, Salgueiro, Grande Rio, Unidos da Tijuca, Portela e Imperatriz Leopoldinense – voltam a desfilar na Sapucaí, no dia de hoje (21/02).

As escolas do grupo especial do Rio de Janeiro que ficaram com as seis primeiras colocações – Beija-Flor, Salgueiro, Grande Rio, Unidos da Tijuca, Portela e Imperatriz Leopoldinense – voltam a desfilar na Sapucaí, no dia de hoje (21/02), no Desfile das Campeãs.

Os desfiles começam pela sexta colocada (Imperatriz), às 22h30, e tem previsão para acabar às 4h20 com o desfile da campeã Beija-Flor.

A Vitória da Beija-Flor

Com enredo polêmico patrocinado pela Guiné Equatorial, a Beija-Flor foi eleita campeã do Carnaval 2015 no Rio de Janeiro. O resultado foi anunciado durante apuração das notas, realizada no dia 18 de fevereiro na Sapucaí. É o 13º título da Beija-Flor, cuja penúltima vitória havia sido em 2011, com enredo sobre o cantor Roberto Carlos.

Foto: Marco Antonio Teixeira/UOL.
A escola apresenta o samba-enredo "Um Griô conta a história: um olhar sobre a África e o despontar da Guiné Equatorial. Caminhemos sobre a trilha de nossa felicidade"
A Beija-Flor apresenta o samba-enredo “Um Griô conta a história: um olhar sobre a África e o despontar da Guiné Equatorial. Caminhemos sobre a trilha de nossa felicidade”.

“Sentimento de dever cumprido. A nossa comunidade merecia. Aquele sétimo lugar do ano passado ficou engasgado.”, disse Neguinho da Beija-Flor, que acompanhou a apuração no sambódromo.

Presidente da escola, Laíla chorou de emoção e se deitou no chão na hora do resultado. “Fomos muito incompreendidos, até mesmo dentro da própria escola. Nunca tinha passado por um carnaval tão difícil.”, disse ele sobre o enredo polêmico. “Eu amo a minha escola. É uma vitória da minha comunidade, do meu povo.”, declarou.

Desde o começo da apuração, a Beija-Flor figurou entra as primeiras colocadas. A partir do quesito mestre-sala e porta-bandeira, assumiu o primeiro lugar, terminando com 269,9 pontos – quatro décimos à frente da segunda colocada, o Salgueiro. A Viradouro, do início ao fim da apuração em último lugar, foi rebaixada para a Série A, o grupo de acesso.

Presidente do Salgueiro, a escola vice-campeã, Regina Celi comentou o resultado. “Ano que vem eu corro atrás do primeiro lugar de novo. É Carnaval, todo o mundo faz um belo espetáculo.  Ainda viemos bem em segundo, tem gente que nem veio. Carnaval é isso, uma disputa.”, disse ela, que acredita que negou que sua escola tenha sofrido algum tipo de injustiça e disse que o enredo do ano que vem “já está fechado”, sem revelar o tema.

A Beija-Flor foi a terceira escola a entrar na Sapucaí na segunda noite de desfiles do Carnaval carioca. Ovacionada pela plateia aos gritos de “é campeã!”, a agremiação de Nilópolis defendeu um enredo patrocinado pelo país africano comandado há 35 anos por Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, que, segundo a ONG Anistia Internacional, é acusado de violações de direitos humanos, tortura e prisões arbitrárias.