Mundialmente, o Dia do Compositor é comemorado em 15 de janeiro. No Brasil, esse profissional é homenageado no dia 07 de outubro. Não há razões claras para a escolha desse dia para se comemorar o Dia do Compositor. Mas é inegável o mérito desse profissional. Afinal, quem nunca se emocionou com uma canção? Quem nunca relembrou algum momento da sua história ao ouvir uma letra de música ou ouvir uma melodia especial?
O trabalho do compositor é silencioso. Tal como um poeta, o compositor encaixa as palavras dando uma sonoridade a elas, uma poesia que revela ideias e sentimentos, muitas vezes particulares, pois partem das suas vivências e anseios, e que atingem o público, provocando emoções e inspirando atitudes. Em outros termos, podemos pensar a importância social do compositor, que reflete em suas canções o seu contexto sócio-histórico-cultural, que faz críticas à sociedade e expressa filosofias além de sentimentos.
A profissão de compositor, além de não ser devidamente reconhecida socialmente, também não é regulamentada oficialmente. Os compositores apenas se beneficiam em parte da Lei nº. 3.857 de 22 de dezembro de 1960, que cria a Ordem dos Músicos do Brasil (OMB) e regulamenta a profissão de músico e dá outras providências.
O Projeto de Lei propõe que a OMB passe a se chamar Ordem dos Músicos e Compositores do Brasil e disponha em seus artigos sobre o exercício da profissão de Compositor, visto a estreita relação entre o músico e o compositor.