Dia 08/10 é Dia do Nordestino. São Paulo é conhecida por ser a cidade onde vive o maior número nordestinos de todo o Brasil, fora o próprio Nordeste. Mas, por incrível que pareça, apesar dos milhares de migrantes que chegam a São Paulo todos os dias, não havia uma data em que a comunidade pudesse comemorar.
Agora existe uma lei, por iniciativa do vereador Francisco Chagas (PT), em que a comunidade nordestina vai poder comemorar, no dia 08/10, o Dia do nordestino. A Lei 14.952/2009 fixa a data em homenagem ao centenário do nascimento de Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, poeta popular, compositor e cantor cearense. Além de ser a data em que se comemora o Dia do Nordestino, na Região Nordeste, em homenagem a Catullo da Paixão Cearense.
O Nordeste foi palco do descobrimento e do início do processo de colonização, além da primeira atividade econômica do país, a extração do pau-brasil. Salvador foi a primeira sede do governo-geral no Brasil, pela sua localização estrategicamente privilegiada. Todo o litoral do nordeste recebe anualmente milhões de turistas, e suas belezas naturais deixam qualquer um boquiaberto.
Ficamos de boca aberta também com os temperos e ingredientes culinários da região. É uma riqueza gastronômica enorme, que se traduz em pratos e petiscos coloridos e saborosos. Paçoca, feijão-de-corda, buchada de carneiro, sarapatel, vatapá, caruru, efó, moqueca de peixe, etc. Uma infinidade de sabores vindos diretamente do Nordeste de nosso País.