Os casais apaixonados anseiam pela chegada da data. O comércio, ainda mais. Afinal, o Dia dos Namorados amplifica as vendas e faz com que a crise passe despercebida por muitos.
Mas, e as ações promocionais para o Dia dos Namorados? Em ano de Copa do Mundo, muitas marcas optaram mais por investir no Mundial do que nos enamorados.
Nenhuma ação merece um destaque especial nesse Dia dos Namorados. Algumas marcas investiram no ‘compre e ganhe’, como a Natura, por exemplo, que personalizou sabonetes em sua loja do Shopping Center Norte, em São Paulo. Mais detalhes aqui.
Os centros de compras, por sua vez, mantiveram o que já tem sido comum nas outras datas comemorativas: o brinde. No Shopping Center Iguatemi Florianópolis, a cada R$ 300,00 em compras nas lojas do empreendimento, os clientes foram presenteados com uma caixa de Nhá Benta da Kopenhagen.
Quem investiu um pouco mais foi o Pátio Brasil, em Brasília, que irá sortear uma viagem romântica para Gramado (RS). Veja aqui.
Na mídia tradicional, também não teve nada que surpreendesse. Algumas marcas optaram por casais reais para retratar as suas histórias de amor, caso da Renner, e outras apostaram na grande paixão dos casais mais jovens, que é o videogame, que foi o caso do Boticário.
Quem resolveu gastar um pouco mais, porque não dizer ‘muito mais’, foi a C&A que quis a presença de Bruna Marquezine e Neymar Jr. para serem as estrelas de sua campanha de Dia dos Namorados. O cachê das estrelas não foi revelado, mas, pela fama que ambos têm, dá para imaginar que foram muitos cifrões.
As redes sociais não poderiam ficar de fora quando o assunto é ativação de marca. Afinal, quem vive sem elas nos dias atuais? Nem os mais apaixonados deixam de dar uma espiadinha, mesmo que o dia seja dedicado inteiramente ao amor.
A Catuaba Selvagem foi uma das marcas que apostou nesse segmento e quem der match no Tinder terá acesso a vários conteúdos da marca, como um Kama Sutra personalizado, com várias sugestões de posições representadas pela próprias garrafas da bebida e classificadas em três níveis crescentes de dificuldade: Amorzinho, Dá pra Fazer e Eita!. Mais detalhes no link.
Uns podem dizer que a Copa do Mundo, que tem início nessa quinta-feira, 15 de junho, foi a responsável por tirar o brilho do Dia dos Namorados no quesito ativação de marca. Outros preferem creditar a falta de criatividade na crise política e econômica do País.
Para quem acompanha diariamente todas as ações promocionais que acontecem de Norte a Sul do País, caso do Promoview, pode dizer, com certeza, que está faltando as marcas investirem mais nesse segmento e não ter medo de ousar. Agências criativas não faltam no Brasil, basta haver sinergia.