O Dia dos Pais chegou, e a data comemorativa tem expectativa de movimentar R$ 27 bilhões no varejo brasileiro, de acordo com um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas. O setor de Vestuário lidera a lista de presentes mais procurados, representando 52% das intenções de compra, seguido por Perfumes, Calçados e Acessórios.
De acordo com o Pulso Dia dos Pais, tal como no Dia das Mães, os gastos dos brasileiros para o Dia dos Pais será de até R$250. A lista de presentes mais procurados é completa por Artigos para Churrasco, que têm a preferência de 30%, e Eletrônicos, que foram a escolha de 26% dos entrevistados.
O-Pulso também revelou que, em relação ao poder aquisitivo, em 2022, 44,9% declararam menos poder aquisitivo, por isso fariam menos compras, enquanto em 2023, o mesmo índice baixou para 40%. Ainda este ano, 33% pretendem fazer gastos iguais aos anos anteriores; 14% estão mais apertados, mas vão manter a tradição de família; 11% melhor, mas vai manter os hábitos de família; e 1% melhor e vai aproveitar para gastar um pouco mais.
Dessa maneira, como é comum em datas comemorativas do varejo brasileiro, as marcas criaram diversas campanhas, ações publicitárias e promoções para o Dia dos Pais, enquanto as ativações e ações de brand experience e live marketing parecem ter ficado em segundo plano. Confira a seguir as melhores ações para o Dia dos Pais 2023:
Lacoste
A Lacoste celebra o Dia dos Pais deste ano com histórias e momentos singulares entre pais e filhos. A campanha local apresenta vídeos que retratam a sensação de construir um legado e compartilhar momentos que atravessam gerações.
Sob o tema “Quantas boas histórias são necessárias para construir um legado?”, os filmes têm como protagonistas os membros da Família Simas Gissoni (Beto Simas, Felipe Simas, Rodrigo Simas e Bruno Gissoni), o influenciador Filipe Maia e dois consumidores da marca, Lucas e Paulo Teixeira. Todos refletem sobre as responsabilidades da paternidade e a singularidade da relação entre pai e filho.
Além disso, para facilitar a escolha do presente de Dia dos Pais, a marca selecionou algumas opções no e-commerce, onde é possível encontrar as peças usadas pelos personagens nos vídeos.
Casas Bahia
No Dia dos Pais é preciso não só acertar no presente ideal, mas também conseguir uma boa vantagem na hora da compra ,o que é o desejo de todo filho. Pensando nisso, até o dia 14 de agosto, a Casas Bahia traz a campanha “Pede Presentão no Precinho” com opções que agradam todos os perfis de pais, além vantagens na forma de pagamento em milhares de produtos.
Vivo
Quem nunca percebeu que a memória do celular vive lotada pelo rolo de câmeras? E ainda, torna-se cada vez mais incomum imprimir e fazer um álbum das nossas melhores memórias? Nesse sentido, a Vivo anuncia o movimento #Fazoalbum, que estimula as pessoas a recuperarem uma antiga forma de viver e convida assim todos a eternizarem fotos em um álbum.
Dessa forma, as memórias nunca mais ficam esquecidas. Para dar força ao movimento, a marca disponibiliza no App Vivo, dentro da categoria Vivo Valoriza, o programa de relacionamento da empresa. Trata-se de um espaço para seus clientes ganharem benefícios, contando com dezenas de parceiros especializados em fotografia, impressão e criação de álbuns. Ainda, esses benefícios vão de descontos de até 72%, até outros produtos relacionados ao tema de forma gratuita.
Além dessa ação, a marca traz também um filme inspirado no tema, que conta a história de uma viagem inesquecível entre uma dupla real de pai e filho que fazem inúmeros registros fotográficos através de seus smartphones, e que no final é eternizada em um álbum como presente do filho para Dia dos Pais. A produção do filme contou diárias de filmagem em locais icônicos do estado do Pará, como Belém, Ilha de Marajó e do Combu.
O Boticário
Para celebrar o Dia dos Pais, O Boticário destaca a importância da conexão para uma jornada de amor e cumplicidade entre pais e filhos. A campanha “Instinto Paterno” retrata de forma sutil os primeiros seis dias na vida de um pai. O filme mescla momentos especiais de descontração e emoção com o início da trajetória paterna, seguido por um ponto de virada marcado pelo retorno ao trabalho após a licença-paternidade, que atualmente, no Brasil, é de apenas cinco dias.
Com o conceito “Até quando vamos achar que 5 dias são suficientes?”, a marca busca promover reflexões sobre a licença parental como benefício, que é um avanço importante para a equidade de gênero no ambiente corporativo.
Topper
A agitação cotidiana e a influência dos recursos digitais afetam regularmente os momentos de verdadeira conexão entre pais e filhos. Observando essa situação, a Topper lançou a campanha “Meu Pai é Topper”, que resgata o futebol como um elo para essas relações.
O vídeo da campanha retrata instantes entre pai e filho, capturando os sentimentos da criança que vê o pai como um grande ídolo e encorajador. O vídeo será transmitido nos canais da Topper. Além disso, um grupo de atletas, composto por nomes como Alexey Fernandes Falcone, Bruno de Araújo e Daniel Ferreira da Cruz, também compartilhará conteúdo da campanha “Meu Pai é Topper” em suas redes sociais.
Inter
Para o Dia dos Pais, o Inter traz uma série de novidades em seu marketplace. Há diversas promoções, cupons e cashbacks disponíveis para que os clientes possam aproveitar as melhores ofertas até o dia 13 de agosto. Entre as atualizações, estão descontos de até 60% e até 25% de cashback para presentear todos os tipos de pais, abrangendo produtos que vão desde moda e acessórios até cuidados pessoais, artigos esportivos, tecnologia e kits de presente.
C&A
A campanha “Eu, você e nossas histórias” da C&A celebra os vínculos entre pais e filhos, incentivando os pais a dedicarem momentos de qualidade com seus filhos. Além disso, a marca também aproveita essa ocasião para presentear suas clientes com um reembolso de 30% nas compras realizadas nas lojas físicas e descontos de até 30% em peças selecionadas no site e aplicativo. No caso do reembolso, a oferta é válida para compras acima de R$ 100 feitas nas lojas até 13 de agosto. Enquanto no site e no app da C&A, as consumidoras podem adquirir produtos com descontos de até 30% em itens selecionados e frete gratuito para compras acima de R$ 399,99.
Rappi
Para celebrar o Dia dos Pais, o Rappi está anunciando descontos especiais de até 50% em produtos e serviços disponíveis no Super App. As promoções abrangem uma variedade de itens nas categorias de supermercados, restaurantes, comércio eletrônico e viagens.
Griletto
Uma pesquisa da Globo sobre o Dia dos Pais de 2023, divulgada em julho, revelou um número interessante em que 25% dos papais afirmaram que gostariam de ganhar um smartphone ou um eletrônico. E o Griletto, rede de franquias da Halipar (Holding de Alimentação e Participações) especializada em grelhados, antes mesmo da publicação desse levantamento, se planejou para tornar tal desejo realidade para 50 pessoas.
illycaffè
A illycaffè, para quem ainda não decidiu qual presente escolher, tem diversas opções para os amantes de bons cafés! Além de kits que são ótimas opções de presentes, a illy preparou uma promoção especial para a data que conta com cafés moídos, em grãos e cápsulas compatíveis.
Popeyes
O Popeyes vai presentear, neste Dia dos Pais, todos que estão cansados de ouvir a música da Galinha Pintadinha tocando o dia todo com a campanha Galinha Fritadinha. Por meio do site da ação, será possível converter um conteúdo daquela famosa galinha musical em um cupom de desconto em um combo do Popeyes para aproveitar a data enquanto saboreia o incrível frango frito marinado por 12 horas, crocante, sequinho e suculento.
Para ganhar o cupom, basta acessar o site da ação e escanear um vídeo ou foto da famosa galinha da musiquinha em qualquer tela e convertê-la num cupom galinha fritadinha, que poderá ser trocado no balcão por um combo por apenas R$ 19,90. O combo é composto por um tradicional CBF, uma batata pequena e um filé suave ou vibrante.
Dádiva e Imaginarium
A Dádiva e a Imaginarium, duas marcas reconhecidas pela criatividade e inovação, lançaram uma collab muito especial para o Dia dos Pais., com um kit de cervejas artesanais com a Premium Lager Gole de Felicidade e a Session IPA Sabor de Traz Mais Uma.
Britânia
A Britânia está apostando na conexão entre pais e filhos para inspirar o público em sua campanha para o Dia dos Pais, intitulada “Inspirando Conexões Verdadeiras”. A estratégia da campanha é destacar a importância dos pais e do relacionamento que eles constroem com os filhos.
A marca acredita que está presente nesse vínculo, seja em atividades como cozinhar juntos, assistir TV, brincar no jardim de casa, entre outros momentos especiais. A construção de conexões verdadeiras contribui para que os filhos tenham admiração pelas figuras paternas, que servem de inspiração e marcam muitos momentos ao longo da vida.
Para-promover a campanha, influenciadores no Instagram fizeram parte das ações, com destaque para o chef de cozinha Thomas Troisgros. Ele compartilhará uma história de inspiração e conexão vivida com seu pai, além de apresentar dicas e receitas de pratos utilizando os produtos da Britânia. As postagens também abordarão momentos importantes e únicos que os filhos têm ao lado de seus pais.
Nos pontos de venda em todo o Brasil, a campanha contará com ações como “Compre e Ganhe”, buscando movimentar as vendas e atrair a atenção dos clientes que preferem a compra presencial para presentear no Dia dos Pais.
Shoppings
Pátio Batel
“Celebre quem te inspira”. A frase é a essência deste Dia dos Pais no Pátio Batel, que preparou uma série de novidades em sua nova campanha, seguindo a linguagem visual alusiva aos seus 10 anos. As peças contam com o renomado modelo curitibano Chico Lachowski, que já foi o rosto de marcas internacionais como Dolce & Gabbana e Gucci. Para esta data, o shopping traz ações especiais, desde exposições de motos, mostra fotográfica, apresentações de músicos e, para completar, o sorteio de uma BMW R 1250 GS.
Shopping Curitiba
No Dia dos Pais do Shopping Curitiba, a cada R$ 600 em compras, os clientes podem trocar suas notas por um kit exclusivo da cervejaria Baden Baden, composto por 1 cerveja (600ml), 1 copo americano e 1 abridor de garrafa. A campanha é válida de 1º a 13 de agosto, ou enquanto durarem os estoques.
A-Baden Baden é referência na produção de cervejas artesanais de qualidade. Além disso, desde 1999, a marca assume o compromisso de seguir a tradição cervejeira sem abrir mão de criar receitas que surpreendam o paladar.
Complexo Tatuapé
Para comemorar e presentear em dobro em meio a uma variedade de lojas de diferentes segmentos, o Complexo Tatuapé, formado pelos Shopping Metrô Tatuapé e Metrô Boulevard Tatuapé, preparou uma campanha Compre e Ganhe para este Dia dos Pais, em que os clientes terão a chance de garantir um brinde especial.
O cadastro das notas fiscais pode ser realizado nos dois shoppings, nos pisos Metrô e Superior do Shopping Metrô Tatuapé; e no primeiro e segundo pisos do Shopping Metrô Boulevard Tatuapé. O regulamento completo da promoção está disponível no site do Complexo Tatuapé.
O Fuxico
Os dias 5 e 6 de agosto, trouxeram uma edição especial aos pais, na tradicional Feira O Fuxico, que celebrou a data com muita gastronomia, cerveja artesanal e programação musical para toda família na Praça Nossa Senhora da Paz, com entrada gratuita.
No sábado, 05 de agosto, as atrações musicais começaram com o grupo de Forró do Aconchego, que levou ao público grandes repertórios de sucesso deste estilo, além do cantor Igor Sanro, com muito MPB e Pop brasileiro. Já no domingo, 06, o evento deu lugar ao rock, com uma união de componentes de diversas bandas regionais, que se juntaram em um lindo show, além da cantora Betta, sucesso no último Rock In Rio, durante todo o festival, no palco Street Rock.
Natura e Philips
Natura e Philips fizeram uma parceria em iniciativa que está levando uma Barbearia Móvel por São Paulo até o dia 13 de agosto. A ativação vem de encontro com o lançamento da linha Natura Homem Elo, que traz seus produtos para uma experiência completa de autocuidado. Na ação, os barbeiros estão usando os novos modelos de barbeadores da Philips OneBlade, que acabam de chegar ao mercado.
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