Quase cinquenta anos após o homem pisar na Lua, o satélite natural do planeta Terra é alvo de outra corrida, mas agora os protagonistas são robôs.
As equipes Hakuto, do Japão, e a Astrobotic, dos Estados Unidos, anunciaram um acordo em busca do prêmio de US$ 30 milhões do Google Lunar XPrize, competição que desafia engenheiros e empresários de todo mundo a enviar um veículo explorador até a Lua para cumprir uma série de tarefas.
O prêmio principal da disputa, no valor de US$ 20 milhões, irá para o time cujo robô conseguir percorrer uma distância de 500 metros e transmitir de volta para a base na Terra imagens e vídeos em alta definição da aventura. O prazo para as equipes atingirem o objetivo se encerra em 31 de dezembro de 2016.
As duas equipes, que estão entre as mais de 30 que disputam a competição, anunciaram nessa semana uma parceria para enviar conjuntamente seus rovers (veículos exploradores) no segundo semestre de 2016. Os robôs Moonraker e Tetris, da Hakuto, e Andy, da Astrobotic, partirão rumo ao espaço a bordo do foguete SpaceX Falcon 9 e chegarão ao solo lunar no módulo Griffin, desenvolvido pela Astrobotic.
Uma vez na Lua, os veículos começarão uma corrida para completar o objetivo.
“Projetamos um cenário de Nascar (categoria norte-americana de corrida de carros de turismo) na Lua, no qual equipes concorrentes pousam juntas e os países podem torcer pelo seu time rumo à linha de chegada. A Hakuto é o primeiro time que se comprometeu a realizar nosso sonho de disputar a primeira corrida fora da órbita terrestre.”, afirma John Thornton, CEO da Astrobotic.
No mês passado as duas equipe foram premiadas pelo Google Lunar XPrize Milestone Prizes: a Hakuto recebeu US$ 500 mil por avanços tecnológicos na categoria mobilidade, enquanto a Astrobotic, em parceria com a Carnegie Mellon University, ganhou US$ 1,75 milhão por inovações nas três áreas foco: aterrissagem, mobilidade e geração de imagens.
Team Indus (Índia), Moon Express (EUA) e Part-Time Scientists (Alemanha) também estão na lista de vencedores.
Confira o vídeo promocional abaixo: