Experiência de Marca

Doritos dá continuidade a parceria com ANTRA em defesa de direitos trans

A marca firmou um propósito e compromisso em estender o apoio à comunidade LGBTI+ constantemente, para além do Mês do Orgulho celebrado em junho.

Doritos, marca de snacks da PepsiCo, anuncia, em parceria com a ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais) e a TODXS, a abertura das inscrições para retificação de nomes de pessoas trans e travestis. A iniciativa foi anunciada no Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado em 29 de janeiro, e tem como intuito fornecer o benefício para aproximadamente 700 pessoas no Brasil. 

A marca firmou um propósito e compromisso em estender o apoio à comunidade LGBTI+ constantemente, para além do Mês do Orgulho celebrado em junho.  Essa foi uma das primeiras ações do ano, inspirada pelo movimento-manifesto #RespeitaMinhaIdentidade, lançado em 2022. Com inscrições descentralizadas em 13 estados, cada instituição terá acesso aos dados cedidos e pelas pessoas interessadas, via autorização de uso. Podem ser aplicados recortes no critério de seleção de acordo com o nível de vulnerabilidade no qual o público que acolhem se encontra, dando prioridade para as pessoas com maior nível de vulnerabilidade.

Para se inscrever, basta acessar todxs.org e encontrar o link de inscrição referente à organização localizada na região de preferência. As retificações serão realizadas durante todo o ano de 2023 beneficiando as pessoas inscritas que forem selecionadas. Para viabilizar a ação, em 2022 a Doritos doou o montante de R$1 milhão para as instituições parceiras. 

Para chamar a atenção da população brasileira para o tema e colocar luz ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, a marca da PepsiCo em parceria com a ANTRA e a Almap/BBDO, realizou no dia 29 de janeiro uma ação popular com foco em conquistar mais aliados para a causa. Por meio de uma ação em dois pontos da cidade de São Paulo, o público foi convidado a assinar a petição por uma diagramação mais inclusiva no novo RG, assim como amplificar a informação sobre o projeto de retificação de nomes em parceria com a ANTRA e TODXS. Ao todo, mais de 800 pessoas aderiram ao movimento no dia, fortalecendoainda mais a causa. Desde seu início, o projeto já teve a adesão de mais de 18 mil pessoas.

Com um pacote de conteúdos educativos e engajadores sobre o tema, a Doritos também conta com um time de influenciadores e criadores de conteúdo trans, como Beta Boechat, Gabi Loran, Jupi77er e Gab Van, que vão divulgar as ações e iniciativas apoiadas pela marca ao redor do país, assim como convocar os seguidores e seguidoras a continuarem apoiando a causa por um RG e políticas públicas que incluam pessoas trans e travestis como indivíduos da sociedade, assim como a da retificação dos nomes. 

“Sabemos que, enquanto uma grande marca, Doritos tem um papel crucial no apoio à causa LGBTI+ e, em 2022, firmamos um objetivo muito importante de fornecer estrutura e visibilidade para as principais pautas do movimento. Nosso objetivo é que, por meio de nossas ações, mudanças de comportamento reais da sociedade ocorram em apoio à comunidade. Para isso, contamos com um time especializado que vem nos dando o suporte necessário para concentrarmos os esforços onde nossa ajuda é mais urgente a cada momento. Esperamos com isso que mais marcas, instituições e o apoio popular se estendam para além do mês de junho e se torne uma causa de todos e todas durante o ano inteiro”, relata Cecília Dias, VP de Marketing para Salty na PepsiCo Brasil.

 

Em março de 2022 foi aprovada a criação da nova carteira nacional de identidade que, apesar de incluir o campo para o nome social, obrigatoriamente apresentará campos como “sexo” e “nome de registro”. De acordo com a ANTRA, a mudança é excludente para pessoas trans e travestis, principalmente aquelas que ainda não tiveram condições ou que enfrentam dificuldades no processo de retificação de nome no país, além de aumentar o risco de serem vítimas de violência ao apresentar um documento com esses marcadores, que muitas das vezes não as representa.

Considerando isso, Doritos se uniu à causa e, em parceria com a instituição, lançou um abaixo-assinado em apoio à um novo modelo de RG mais inclusivo, além de investir na divulgação massiva da causa por meio das redes sociais da marca e influenciadores parceiros. No final de 2022, o Ministério Público Federal fez um requerimento para suspensão do novo RG, que está em análise do Governo Federal. Entretanto, para a marca e para a ANTRA, é necessário prosseguir com iniciativas que visam dar espaço, voz e estrutura para que pessoas trans e travestis tenham seus direitos garantidos no Brasil, uma vez que o tema segue em análise. Para fazer parte, basta acessar: https://doritos.com.br

A PepsiCo como um todo tem a agenda de DE&I como uma das prioridades do negócio e também vem reforçando seu compromisso com a comunidade trans por meio de ações para suas pessoas. Botando em prática, desenvolve desde 2020 o programa TransFormar, que tem como objetivo incluir profissionais transgênero por meio de políticas, benefícios, sensibilização e instalações com foco em ter um ambiente cada vez mais diverso. 

Recentemente, passou a oferecer para seus/suas funcionários(as) trans e dependentes trans o benefício de retificação de nome e gênero em documento, com auxílio financeiro e jurídico. Além disso, disponibiliza suporte psicológico por meio de programas internos de apoio à saúde mental e terapia junto ao plano de saúde, sem limite de sessões.