Embora o momento político seja delicado para falar de futebol, não podemos nos abster de comentar o impacto da nossa paixão nacional para o Brasil no Cannes Lions 2013. Apenas nos primeiros dois dias de premiação, dez cases vencedores eram relacionados com futebol, entre eles o GP de P&A, para o Sport Club Recife.
É claro que a Copa das Confederações e a proximidade da Copa do Mundo são motivos de sobra para esse monte de prêmios relacionando a criatividade e o futebol. Mas, a análise que fazemos aqui vai um pouco além, o que sugere também pistas para as agências que pretendem se inscrever em Cannes 2014.
Além do destaque para a boa ideia e da preparação de um videocase perfeito, com certeza um ponto que toca o coração dos jurados de P&A é a relação do trabalho com o cerne da cultura do país que o inscreveu. Reparem:
* Em 2010, o GP foi para o case Replay, da Gatorade. Relacionando uma das paixões da terra do Tio Sam, a campanha reeditou partidas clássicas de futebol americano consagrando a sede de Los Angeles da TBWA\Chiat\Day.
* Em 2011, o GP ficou com ROM para Kandia Dulce, conhecido como o “case da coragem”. Imaginem a força de um trabalho que, de cara, mostrou aos jurados a troca da bandeira nacional da Romênia pela dos EUA em embalagens de chocolate? Um tema forte que, com certeza, coroou a criatividade da McCann Erickson de Bucareste, Romênia, como uma das melhores do mundo.
* Em 2012, o Small Business Saturday, para a Amex, não poderia ser um trabalho mais relacionado com a cultura dos EUA. A base do consumismo, atualmente centrada nas grandes marcas, conseguiu fazer uma inversão que trouxe resultados não apenas para os pequenos empreendedores, mas em termos de responsabilidade social para o desenvolvimento do país, que enfrentava uma fase complicada quando a ideia iniciou. A história que mudou para sempre o comportamento do comércio nos EUA, encabeçada pelas agências Digitas e Crispin Porter+Bogusky, de Nova York.
* Agora, em 2013, foi a vez dos jurados de Promo serem sensibilizados pelo case Fans Imortais, criado pelo escritório brasileiro da Ogilvy para o Sport Club Recife, que usou a paixão pelo futebol para engajar a torcida em uma importante campanha de doação de órgãos.
Como resultado, a campanha colaborou para a redução da fila de espera por transplantes em Pernambuco (PE). Futebol, doação de órgãos e uma campanha social num dos países com mais problemas sociais do mundo? Foi golaço e também Leão de Ouro em Outdoor e PR.
Outros cases relacionados com futebol que consagraram o Brasil em Cannes 2013:
* Meu sangue é rubro-negro, da Leo Burnett Tailor Made para Hemoba e Vitória, com Prata em PR e Ouro e Prata em Direct.
* A ação da WWF que mudou a cor do gramado durante a transmissão de um jogo na TV.
* A ação da Mizuno, que criou “O anúncio mais leve de todos os tempos” e levou Leão em Press.
Prestar atenção nos temas que repercutem pelo mundo, sobre o Brasil, pode ser um bom ponto de partida para criar a ideia que vai levar prêmio. As marcas, assim como as pessoas, hoje em dia precisam falar do core business do que se está vendendo e rapidamente tocar no coração do consumidor, sem ser chata, sem falar demais, sem ser cansativa.
O mesmo vale para os vídeos apresentados aos jurados. Para aprofundar mais esta dica, reveja o depoimento do experiente Mario D’Andrea.