O Brazil Promotion Road Show volta a Belo Horizonte e está acontecendo durante todo o dia de hoje no Mercure Hotel (Av. do Contorno, 7315 – Lourdes), com acesso gratuito para profissionais do setor promocional. A expectativa da organização é receber em torno de 500 visitantes.
Uma das principais empresárias do setor promocional mineiro é a diretora da Etc & tal, Alexa Carvalho. Apesar da agenda apertada, Alexa sempre encontra espaço para agir no sentido de valorizar o setor e reunir os empresários para discussão dos assuntos comuns. Percebendo este esforço, a Ampro convidou Alexa em 2007 para ser a diretora da entidade para o Estado de Minas Gerais.
Promoview falou com Alexa no hall de recepção do Brazil Promotion BH.
Pview – Alexa, afinal, qual o tamanho do mercado promo mineiro?
Alexa – Minas é um Estado muito grande e por isso subdividido em regiões distintas. BH concentra 80% das agências de marketing promocional do Estado, mas temos outros polos como a região do Triângulo Mineiro (que engloba Uberaba e Uberlândia) que apresenta um bom número de empresas do setor, até em função dos grandes armazéns de distrbuição, muitas indústrias e o movimento da agropecuária que ajuda no setor de eventos inclusive. Não temos números oficiais, mas pelos levantamentos que já fizemos devemos movimentar de um a 1,5 bi por ano se reunirmos todas as atividades do marketing promocional. Podemos incluir aí as ações digitais. Muito da verba tradicional da propaganda migrou para essa área e mais ainda neste ano de crise, onde todos resolverema concentrar suas verbas em relacionamento CRM, ações de marketing voltadas para mídia eletrônica devido ao custo operacional.
Pview – E qual o número de empresas?
Alexa – São aproximadamente 3000 empresas se contarmos toda a cadeia, desde agências até fornecedores como buffets, fornecedores de brindes, equipamentos, mobiliário, etc. Agências de marketing promocional estimamos que existam 150 em atividade sendo 120 só em BH . Se somarmos as agências só de marketing cultural, esse número duplica. A Ampro faz um trabalho constante de monitoramento do mercado. Por isso é importante que todos se associem. Estou aqui no Road Show para passar esta mensagem.
Pview – E qual o recado da Ampro para o mercado mineiro?
Alexa – A importância da associação é buscarmos o desenvolvimento do mercado, ou seja, o seu amadurecimento mesmo, para que tenhamos ética nas relações no cumprimento de algumas regras básicas da relação cliente/agência/fornecedor, da condição das concorrências, da forma correta de remuneração das agências , do reconhecimento do trabalho promocional, na construção e posicionamento de marcas e produtos. Isso sem contar com a formação de mão de obra mais qualificada para o setor, onde todos tendem a ganhar. Quanto mais maduro é o mercado, mais evoluído também serão os resultados.
Pview – Para finalizar, qual o cenário atual?
Alexa – É animador. Apesar da crise, os negócios estão acontecendo, mesmo que mais vagarosamente. O mercado promocional mineiro está em expansão e disso não tenho dúvida. A Forma Editora não realizaria um evento aqui se isto não fosse um fato. Os fornecedores do Road Show escolheram BH por que sabem que vão encontrar aqui muitas oportunidades de negócios. Por isso esperamos um número satisfatório de visitantes, tanto de agências quanto de executivos de marketing e comunicação, de nosso Estado durante todo o dia.