Experiência de Marca

EAÍ!? faz balanço do ano após ser pioneira em eventos on-line

2020 ressignificou o setor de eventos e foi por meio da parceria, da criatividade e da coragem de se reinventar que a EAÍ!? se destacou.


Consolidada no mercado desde seu nascimento, o ano para a EAÍ!? Live Marketing projetava considerável crescimento.

Seguindo os caminhos dos anos anteriores, a perspectiva para 2020 era de que essa ascensão se mantivesse.

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“Tínhamos muitos eventos programados, fomos homologados em grandes empresas e já contávamos com um crescimento de 30%, se comparado ao primeiro trimestre do ano anterior.”, comenta Paulo Farnese, sócio-fundador e head de operação da EAÍ!?

Paulo-Farnese (Foto: Divulgação).

Porém, assim como muitos setores da economia, o mercado de eventos sofreu uma freada brusca logo no começo da Pandemia do Covid-19 e para a EAÍ!?, o cenário inicial não foi diferente.

Com isso, a palavra de ordem passou a ser: Reinvenção. Passado o período mais crítico, a EAÍ!? já começou a se movimentar para transformar esse cenário caótico. “Mais cedo ou mais tarde as marcas precisariam continuar se comunicando.”, – pondera Paulo Farnese.

Assim, o primeiro passo para se consolidar como referência no mercado de eventos virtuais, foi transformar a Convenção da Havaianas – programada para ser presencial – em um evento totalmente on-line que pudesse atender todas as expectativas, tanto da marca quanto do público participante.

O pontapé inicial não poderia ser mais gratificante, o sucesso da Convenção foi tanto que a mesma foi planejada e executada também para os times da América Latina e da Ásia. 

Desde-então, a EAÍ!? alçou voos cada vez mais altos, e, com a perspicácia de quem sabe sair da sua zona de conforto, fez com que 2020 fosse um ano tão promissor quanto os outros de sua história.

A agência criou sua plataforma proprietária, a Smart Live, e apostou na experiência e sagacidade para mostrar aos demais clientes que um novo mercado de eventos se abria diante de todos. Que era possível envolver, engajar e transmitir conteúdos com qualidade e competência.

Agora, na bagagem e na história da empresa, já se pode contabilizar mais de 70 eventos virtuais e também novos clientes que entraram para aumentar o portfólio, como BRF, iFood, Daiichi Sankyo, Janssen, Boehringer e Ultragaz. 

Empresas que apostaram nos eventos virtuais e conseguiram levar conteúdo, entretenimento e engajamento aos seus públicos, graças ao planejamento muito bem pensado da agência.

Com tudo isso, o panorama que se mostrava desmotivador no começo deu espaço para um ano no qual as dificuldades foram ultrapassadas e que trouxe à agência meses repletos de demandas, briefings e novos eventos sendo estruturados, garantindo uma nova ascensão em uma categoria na qual a agência agora também se torna referência no mercado.

As incertezas do próximo ano ainda tendem a afligir todos os setores do país, inclusive o mercado de eventos, contudo, segundo Farnese, é importante que esse cenário de eventos virtuais continue sendo explorado: “Nós e os clientes descobrimos juntos que alguns dos eventos presenciais podem, facilmente, se tornar virtuais sem que isso afete a qualidade do conteúdo. Todos temos a ânsia de fazer os eventos presenciais voltarem porque é incomparável a forma de emocionar, surpreender e ver as pessoas se arrepiarem, mas também vimos que parte dos eventos pode muito bem ser virtual.”

Para Paulo, 2021 será um ano no qual o setor de eventos ainda terá muitos obstáculos para enfrentar, mas, diz ele, o segredo é não ter medo. “O medo paralisa e isso faz com que a gente não consiga sair do lugar, não consiga se reinventar. É preciso enfrentar o medo, pensar diferente, abraçar as oportunidades, ser criativo. Ressaltar os valores que você tem dentro da empresa e tornar isso o seu diferencial. Mostrar a segurança de quem sabe o que está fazendo.”