O Easy Taxi, aplicativo para chamada de táxi pelo próprio passageiro por meio de celular ou internet, chegou ao topo do ranking dos aplicativos gratuitos mais baixados na App Store brasileira.
Lançada em abril, a Easy Taxi está disponível em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre, além de sete países: México, Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Venezuela e Coréia do Sul. O aplicativo tem mais de cinco mil taxistas cadastrados e mais de 300 mil usuários.
O serviço que está à frente do aplicativo do Google Maps entre os mais baixados na App Store, pode ser acessado por todos os modelos de celulares com acesso à Internet. Para pedir o carro, o passageiro informa o local de origem e então o sistema localiza o taxista mais próximo. Assim que o motorista confirmar a solicitação, o usuário recebe o nome, o modelo do carro e o telefone do condutor.
O sucesso da rápida expansão do Easy Taxi nestes países e sua ascensão na App Store estão ancorados com o sólido crescimento da quantidade de smartphones no mundo, que deve saltar de 1,1 bilhão para 3,3 bilhões até 2018, segundo estimativa da Ericsson. Só o Brasil já conta com 27 milhões de usuários de smartphones, superando países como França e Alemanha, conforme dados do Google e da consultoria Ipsos.
Além disso, mobile apps têm se tornado, cada vez mais, indispensáveis, segundo a opinião de seus usuários. É o que mostra um recente estudo de comportamento, realizado pela Apigee, empresa de API, na qual 82% dos entrevistados disseram ter apps sem os quais não conseguiriam passar sequer um dia e 85% afirmaram que preferem ficar sem água do que sem seus aplicativos móveis.