O Ceará vai acolher, novamente, o evento que tem sido a principal vitrina das pequenas empresas nordestinas interessadas em ampliar seus mercados e exportar. Volta a ser realizado em Fortaleza, o Encontro Internacional de Negócios do Nordeste-Einne.
Em sua 17ª edição, o Encontro vai reunir 30 compradores nacionais e 90 internacionais, vindos de países como África do Sul, Alemanha, Angola, Argentina, Bélgica, Bolívia, Cabo Verde, Ilhas Canárias, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Espanha, Equador, Estados Unidos, França, Itália, México, Moçambique, Paraguai, Portugal, São Tomé e Príncipe, Suíça e Uruguai.
Aqui, para recebê-los, e prontas para fechar negócio, estarão 210 pequenas empresas, sendo 58 do Ceará, dos setores de casa e decoração, moda, beleza e saúde, alimentos e bebidas e construção civil, além das que vão estar no Espaço do Importador (rodada de negócios focada nas Centrais de Negócios). A expectativa é de que, em seus três dias (02 a 04/10), o evento movimente negócios no valor de R$ 35 milhões.
Destinado a pequenos exportadores, empresas importadoras, empresas de trading companies estabelecidas no Brasil, traders, câmaras de vomércio, indústrias e serviços e empresas especializadas em importação, exportação e logísticas, este XVII Einne terá, em sua programação paralela, Rodada Internacional de Negócios, showroom de produtos, showroom institucional e um Salão de Negócios e Oportunidades.
Nesta edição, realizada pelo Sebrae Ceará com o apoio do Sebrae Nordeste e Sebrae Nacional, o Encontro Internacional de Negócios do Nordeste volta a Fortaleza, porque a cidade será uma das sedes da Copa de 2014.
No que se refere ao Comércio Exterior, o Nordeste brasileiro apresenta uma pauta diversificada, com a presença de dezenas de pequenos negócios atuando no setor exportador.