Experiência de Marca

Eletromidia e Santander apresentam o projeto Trilhos Verdes

O projeto traz soluções sustentáveis para ambientes de mobilidade urbana, mostrando o potencial de entrega da companhia de OOH.

A empresa de mídia OOH se uniu ao Santander para entregar a nova estação sustentável Vila Olímpia, da Linha 9-Esmeralda de São Paulo.

A iniciativa é o primeiro passo do projeto ‘Trilhos Verdes’ da Eletromidia, que pretende transformar as estações na Linha 9-Esmeralda da CPTM, em espaços sustentáveis em parcerias com outras marcas. 

O melhor do marketing social está aqui.                   

Leia também: Santander é a nova patrocinadora de Henrique Avancini.

O objetivo do ‘Trilhos Verdes’ é contribuir para uma experiência mais agradável no caminho das pessoas que circulam nas estações. Depois de analisar criteriosamente os fluxos da estação, a equipe de criação da Eletromidia trouxe diversas soluções que diminuem o impacto ambiental empregando conceitos de sustentabilidade e melhoram a circulação e permanência dos usuários. 

A-estação Vila Olímpia recebeu sistemas de aproveitamento de energia solar e reuso de água de esgoto. A energia gerada pela estação pode abastecer cerca de 40 casas e a economia mensal de água prevista chega a 150 mil litros de água. 

A estação terá mais de 1.454 m² de área verde, que diminui a temperatura dos ambientes, entre outros benefícios. Os painéis verdes serão irrigados por sistema que faz reuso da água de esgoto da própria estação através de wetlands (jardins filtrantes). 

Os equipamentos básicos como bancos e uma nova marquise que protege os usuários da chuva, são feitos de materiais sustentáveis. Os novos bancos trazem pontos USB para carregamento de eletrônicos, e para os ciclistas calhas para facilitar o transporte das bicicletas pelas escadarias. 

Os usuários da estação Vila Olímpia serão impactados pelo novo conceito do espaço e por informações atualizadas que visam contribuir com a consciência ambiental através das telas digitais da Eletromidia. 

Na entrada da estação um dashboard da companhia informará aos usuários sobre a quantidade de água e energia elétrica economizada pela estação. O espaço conta ainda com um LAB para workshops e passeios com escolas, para discutir temáticas sustentáveis. 

O projeto também conta com a parceira do muralista Kobra, reconhecido internacionalmente por suas intervenções urbanas. O convite ao artista veio da capacidade de imprimir questionamentos e trazer reflexões para as cidades em seu processo criativo. 

As obras de Kobra trazem também consciência e preocupação com as questões ambientais, que seguem a proposta do projeto. 

Alexandre Guerrero, CSO da Eletromidia, acredita que o projeto é uma ruptura do que se entende hoje por publicidade exterior nos centros urbanos. “Estamos sempre buscando encontrar novos níveis de expressividade para as marcas por meio de experiências, serviços e conteúdo. A agenda sobre construir um legado e conectar os valores das marcas aos seus consumidores é cada vez mais expressiva e menos óbvia. Já vemos o aumento dessa demanda dentro da Eletromidia para construção de soluções para esses briefings.”, diz. 

Para a estação Vila Olímpia, o Santander enxergou o potencial criativo e a capacidade de realização da Eletromidia, em um projeto de cinco anos para se comunicar com a cidade de forma única. 

A sustentabilidade no projeto destaca a convergência de valores e alinhamento entre visão das duas empresas com foco no usuário, trazendo uma nova experiência para o dia a dia da população. 

A Eletromidia absorveu o desafio, entendeu as necessidades e trouxe soluções urbanas diferentes, inovadoras e dinâmicas que viabilizem as grandes transformações das cidades. 

Para Igor Puga, diretor de Marketing e Marca do Santander, a companhia está engajada para trazer a sustentabilidade ao cotidiano das pessoas nas grandes cidades. “Mais importante do que contar uma história, é fazer com que as pessoas vivenciem e tenham uma experiência tátil do que significa investir em meio-ambiente, sustentabilidade e em coisas renováveis.”, explica. 

Esta iniciativa integra um macroprojeto da Eletromidia ‘Trilhos Verdes’. “A ideia é que esta primeira iniciativa seja extrapolada para outras estações da Linha Esmeralda. 

Com novos anunciantes e parceiros poderemos potencializar a linha e transformar a cidade”, reforça Guerrero sobre expandir o projeto para outras estações. Outras 17 estações da Linha-9 Esmeralda serão contempladas pelo projeto, que impactará cerca de 1,2 milhões de passageiros todos os dias. 

 

Foto: Divulgação.