Você pode amá-los ou odiá-los, mas os emojis não devem sair de cena tão cedo, pois os anunciantes parecem ainda estar de lua de mel com essas figuras. Veja a Pepsi, a mais recente grande marca de consumo a usar os ícones sem palavras como peça central de uma campanha.
A marca de refrigerante planeja comercializar latas e garrafas especialmente desenhadas com emojis em mais de 100 mercados ainda neste ano, incluindo os Estados Unidos, o que expande significativamente o programa iniciado no ano passado na Rússia, Canadá e Tailândia. A empresa nomeou as embalagens “PepsiMojis”.
“Os emojis são a linguagem atual, mas ninguém as inseriu no mundo como a Pepsi fará em 2016. Com mais de 70 designs globais e locais exclusivos estampados em latas, garrafas e copos em todo o mundo, você será capaz de ‘dizer com Pepsi’ ao longo de todo o ano”, disse a CEO da PepsiCo Indra Nooyi durante uma apresentação no Consumer Analyst Group of New York, quinta-feira, 18, em Boca Raton.
Segundo Indra, o centro de design e inovação da PepsiCo desenhou todos os emojis – e o trabalho mostra como Pepsi e emoji podem vir a calhar: por exemplo, se você está perdido numa estação de trem no exterior ou num show onde é muito barulhento para você falar, você pode usar os emojis para se comunicar. “Nossos consumidores estão muito animados com esse programa que acontecerá em cerca de 100 mercados neste verão (inverno no Brasil)”, disse a CEO.
A Pepsi apoiará o programa com publicidade tradicional e digital. O anunciante também planeja levar os emojis para além das embalagens. A marca fez uma parceria com o designer fashion Jeremy Scott para uma coleção de óculos de sol inspirada na “PepsiMoji”, publicou a Women's Wear Daily recentemente.
Uma campanha com a temática de futebol será veiculada na Europa com emojis futebolísticos. A ação, intitulada “Pepsi Blue Card” (veja o vídeo aqui), inclui estrelas como o colombiano do Real Madrid James Rodríguez e o goleiro espanhol David de Gea, do Manchester United. A Pepsi também desenvolveu emojis temáticos para cada mercado como, por exemplo, um que um representa um traje tradicional tailandês.
A ação com os emojis acontece depois que a Coca-Cola teve sucesso com iniciativa “Share a Coke”, que lançou centenas de embalagens promocionais com nomes próprios e frases nas latas. A Coca lançou o programa na Austrália em 2011 e, nos Estados Unidos, em 2014.
Os emojis, obviamente, habitam tradicionalmente o mundo digital. Indra mostrou um slide em sua apresentação afirmando que mais de dois bilhões de usuários de smartphones no mundo enviam seis bilhões de emojis diariamente. Ao colocá-los nas embalagens, a Pepsi procura criar uma ponte entre o marketing no varejo e no digital, sem usar palavras. No Canadá, por exemplo, a marca usou o Twitter para incentivar os consumidores a postar fotos das embalagens para expressar como estavam se sentindo.
Segundo Brad Jakeman, presidente da PepsiCo, a empresa escolheu o Canadá como mercado teste no ano passado porque ele é uma das poucas nações que têm mais de uma língua oficial. “Assim podemos realmente testar o apelo global dos emojis como uma língua oficial das emoções que transcende a barreira linguística”, disse a Fast Company no ano passado.
Para celebrar o Dia Mundial do Emoji, em 17 de julho do ano passado, a Pepsi lançou o “#PepsiMoji Keyboard” que ainda está disponível na App Store, da Apple, e no Google Play. A ação teve o suporte do vídeo abaixo.