O interesse dos brasileiros pela prática de esportes na neve vem aumentando a cada ano. Para os próximos cinco anos, a expectativa é de que o número atual de 100 mil pessoas do País, que viajam para esquiar, seja triplicado, de acordo com informações divulgadas pelas operadoras de turismo focadas neste segmento.
Foi visualizando este crescimento que a Stream Eventos criou este ano a divisão Stream Race, e, em parceria com a Swowtime, lançou o Snow Fun Fest com o apoio da Federação Internacional de Esqui (FIS) e da Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN).
Sob o comando das empresárias Cláudia Albuquerque e Márcia Bellon, a Stream Race conquistou junto à FIS o direito de organizar pela primeira vez no Hemisfério Sul o SnowKidz, evento infantil para a incentivar a prática de esqui e snowboard, além de buscar novos talentos para o esporte no futuro.
No entanto, como se tratava apenas de um evento voltado para o público infantil, Cláudia e Márcia uniram-se ao empresário Sylvio Monti, da Snowtime, para realizar na mesma oportunidade o Campeonato Brasileiro Amador de Ski e Snowboard, que é organizado pela empresa de Monti há oito anos.
Fotos: Divulgação.
Desta forma, criaram um evento completo, com entretenimento para todas as idades e toda a família.
A primeira edição, realizada em julho de 2014 no Valle Nevado, no Chile, foi organizada com bastante empenho e muito elogiada pela FIS, que tem a experiência de mais de 400 eventos do Snowkidz no mundo, mas nunca antes no sul do planeta.
Trinta e sete crianças (a maioria brasileira, além de algumas chilenas e peruanas), entre cinco e 12 anos de idade, fizeram parte do evento. Para os competidores de 13 a 80 anos de idade, também foi realizado na mesma data o Campeonato Brasileiro Amador de Ski e Snowboard, organizado pela Snowtime.
O sucesso e potencial do evento chamou a atenção da FIS e motivou a Stream Eventos e a Snowtime a estruturar uma edição ainda melhor para 2015. A segunda edição do Snow Fun Fest está programada para julho do ano que vem e o local deve ser anunciado até dezembro.
Além do apoio da Audi, que patrocina o SnowKidz no mundo todo, a Stream Eventos e a Snowtime também estão à procura de novos patrocinadores e apoios para realizar a Corrida Stream Race (Family Race para crianças de seis a oito anos de idade, acompanhada de um adulto. E a Individual Race para crianças de nove a 12 anos de idade); o SnowKidz (para aproximar as crianças do esporte na neve, com aulas gratuitas de Free Style, snowboard, caminhadas com SnowShoes, entre outros); e o Campeonato Brasileiro Amador de Ski e Snowboard, que realizará em 2015 sua nona edição.
“Foi um desafio realizar o nosso primeiro SnowKidz em um outro país. Nossa equipe trabalhou muito, mas ver as crianças aprendendo e se divertindo na neve foi incrível e recompensou todo o esforço que fizemos. É interessante ver como elas aprendem rápido. Estamos prontos para o próximo e queremos trazer muitas surpresas.”, declarou Cláudia, que foi uma das convidadas para fazer parte da 12ª edição do Seminário para Crianças e Adolescentes da FIS, realizado no início de outubro, na Suíça.
A empresária fez uma palestra falando sobre a primeira edição do evento no Hemisfério Sul e os esforços para trazer novos praticantes para o esporte.
“Para nós é uma honra poder representar a FIS na América do Sul e contribuir para o crescimento do esporte. Nossa parceria com a Snowtime e a CBDN também foi um grande sucesso e ajudou a criar um evento que reúne toda a família, ideal para crianças, pais e avós. É uma semana de muita diversão, competição e aprendizado. Estamos em busca de parceiros para que a edição de 2015 tenha ainda mais competidores. Queremos contar com 100 crianças no SnowKidz do ano que vem.”, destacou Márcia.
Apesar do campeonato brasileiro ser voltado apenas para competidores amadores do país, no SnowKidz será permitida a participação de crianças de outros países, embora o foco também seja praticantes do Brasil.
De acordo com pesquisa sobre os mais variados esportes de interesse dos brasileiros, realizada em 2011 pela Deloitte Touche Tohmatsu, foi apontado que o país tem muito interesse por esportes de inverno. Quarento e cinco por cento das pessoas que participaram da pesquisa responderam que gostariam de conhecer mais ou praticar uma das modalidades na neve/gelo.
“O esqui e o snowboard são as formas de lazer que mais crescem no mundo. Nos últimos dez anos, o número de estações de esqui que era de 4.800 saltou para quase 7.000 no mundo todo. É um mercado que cresce a cada dia e que atrai muito os brasileiros pelo fato de não termos neve aqui. Além disso, os brasileiros gostam de esportes e têm a curiosidade de experimentar algo novo e que possa ser praticado por toda a família.”, acrescentou Monti.