Empresas associadas à Abimo (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios) e que fazem parte do Projeto Brazilian Health Devices, executado pela entidade em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), estarão presentes em Miami, entre os dias 2 e 4 de agosto para participação na Fime (Florida International Medical Equipment Trade), mais importante evento voltado a este setor dos Estados Unidos.
Para Laísa França, coordenadora de promoção comercial da Abimo, a participação brasileira na Fime fortalece a imagem da indústria médico-hospitalar.
“A Fime é uma feira com foco no mercado latino-americano. A participação das empresas brasileiras em todos os anos é importante para que elas possam encontrar distribuidores e fechar negócios para todo o segundo semestre do ano.”, ressaltou.
No ano passado, o volume de negócios em 12 meses, provenientes de contatos da feira girou em torno de US$ 7 milhões.
No total, 31 empresas associadas ao projeto participaram e contataram clientes de vários países, como: Alemanha; Arábia Saudita; Argélia; Argentina; Austrália; Bahamas; Bangladesh; Bolívia; Canadá; Chile; China; Colômbia; Coreia do Sul; Costa Rica; Cuba; Egito; El Salvador; Equador; Eslovênia; Espanha, entre outros.
Participarão desta edição as empresas associadas: Agaplastic, Atrasorb, Baumer, Casex, Carci, Cbemed, Corcam, Dynamed, Engimplan, Exxomed, Fami, Fanem, Freedom, GMI, Hospimetal, Ibramed, Icelera, Inpromed, Imec, Loktal, Lupetec, Medpej, Neoortho, Phoenix, Schioppa, Sismatec, Traumec, Teb, Unitec e Ventura.
Expectativas
A Corcam Tecnologia, companhia que desenvolve soluções tecnológicas para monitorar a saúde humana, participará pela primeira vez da Fime.
O objetivo da empresa é promover sua tecnologia e conquistar potenciais parceiros. Para isso, a Corcam investiu muitos recursos nos últimos anos para a proteção de sua propriedade intelectual e obtenção de licenças das agências reguladoras no Brasil e fora.
“No evento, vamos apresentar o Nexcor, sistema de monitoramento autônomo e inteligente para acompanhamento da saúde do coração, capaz de detectar precocemente possíveis intercorrências cardíacas. O sistema já possui registro na Anvisa, FDA, Patente Americana concedida pelo USPTO e depósitos de pedido de patente na CE (Comunidade Europeia), Canadá, Japão, Índia e Brasil.”, disse Carlos Melo, vice-presidente de novos negócios e relações com o mercado da Corcam.
Para Caio Cesar Martins, diretor administrativo da Lupetec, fabricante de equipamentos para laboratório, a feira é importante para o setor, pois é um canal para identificação de novos mercados, como América do Norte e América Central, para prospecção de negócios e promoção da imagem da empresa.
Missão Empresarial
A Abimo e a Biomedical Engineering Alliance & Consortium (Beacon), do Estado norte-americano de Connecticut, firmaram um acordo de cooperação bilateral para incentivar a troca de experiências e o desenvolvimento entre as regiões.
O documento final do tratado será assinado durante a Fime. A missão empresarial é a primeira ação concreta resultante da aproximação entre as duas instituições.
“Acreditamos que temos muitos assuntos de interesse comum e nossa parceria pode ser bastante produtiva em termos de transferência de tecnologia, inovação e desenvolvimento.”, afirma a gerente de marketing e exportação da Abimo, Clara Porto.
Os Estados Unidos são o maior mercado de equipamentos médicos e hospitalares do mundo e a Região Nordeste do país concentra quase um terço das 6,5 mil empresas do setor, em especial no Estado de Connecticut, reconhecido polo da atividade, com mais de 800 empresas.
Cerca de 15% da população do Estado têm graduação avançada nesse ramo de atuação e aproximadamente 15% da produção total de aparatos médicos e insumos se concentra no corredor entre as áreas metropolitanas de New Haven e Hartford, um segmento que emprega mais de 1,2 milhão de pessoas.