Enterrar de vez o constrangimento na hora de dividir a conta em um bar ou restaurante é a proposta do aplicativo Tippz, criado pelo empresário Vandré Sales, 37 anos de idade.
Por meio do recurso, é possível baixar o cardápio dos estabelecimentos cadastrados e calcular quanto cada pessoa consumiu, facilitando a vida na hora da diversão. O aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente em smartphones, já tem mais de dez mil usuários. A expectativa é que até o final de 2013 o programa esteja disponível para todo o Brasil.
O Tippz é a primeira startup desenvolvida por Sales em parceria com três ex colegas da graduação em Engenharia da Computação, que ele cursou na Universidade Federal de Goiás (UFG).
A ferramenta é fruto do escritório colaborativo montado em conjunto com eles, o Ponto Get Coworking. O funcionamento se assemelha ao de uma academia: arquitetos, designers e programadores pagam uma mensalidade para utilizar a estrutura disponibilizada pelo escritório.
“Temos colaboradores que trabalham na manutenção do espaço. Os outros profissionais são autônomos”, explica. Lá, a tônica é a interação entre profissionais de diferentes áreas, o que inclui até disputadas partidas de videogames, além de cafeteria e espaço para descanso. “Nos inspiramos no modelo de trabalho do Google e do Facebook”, justifica o empreendedor.
Gigantes da web que nasceram como startups, termo que se refere a empreendimentos de alto risco ligados, em geral, a área de tecnologia e ancorados a uma ideia inovadora, e que começa a ganhar corpo em Goiás.
O clima descontraído transforma o escritório em terreno fértil para o nascimento de parcerias, atesta Sales, que valoriza o networking e a ajuda mútua ou de investidores anjos – tão necessária para quem se arrisca na seara das startups.