Experiência de Marca

Empresas se engajam e incentivam autocuidado no Outubro Rosa

Há alguns anos, o décimo mês do ano deixou de ser dedicado exclusivamente às crianças. A prevenção e o autocuidado das mulheres contra o câncer de mama também estão em pauta no mesmo período.

Há alguns anos, o décimo mês do ano deixou de ser dedicado exclusivamente às crianças. A prevenção e o autocuidado das mulheres contra o câncer de mama também estão em pauta no mesmo período.

O Outubro Rosa já faz parte do calendário de diversas marcas que apoiam a causa e implementam ações para lembrar as mulheres da importância do diagnóstico precoce.

O câncer de mama é responsável por 25% dos novos casos diagnosticados entre as mulheres no Brasil, segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer). É comum as empresas dedicarem o mês a ações de sensibilização do seu time e de clientes, ressaltando que é importante uma pausa na correria do dia a dia para praticar uma medicina preventiva e incentivar o autocuidado.

Segundo a última pesquisa realizada pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (Iarc) sobre a incidência da doença no mundo, o câncer de mama é um dos três tipos com maior número de ocorrências.

Esse tipo, como apurou a instituição, é o quinto em questão de mortalidade no mundo, sendo estimadas mais de 627 mil mortes em 2018 – o que representa 6,6% do total de mortes por todos os tipos da doença. A pesquisa também aponta que uma a cada quatro mulheres diagnosticadas com câncer tem câncer de mama, representando 24,2% do total.

Para 2019 são estimados 59.700 novos casos, o que representa uma taxa de incidência de 51,29 casos por 100 mil mulheres. A única região do País em que este não é o mais comum entre as mulheres é a Norte, onde o de colo de útero ocupa a primeira posição.

Uma ação que se destaca é a da Natura, que, comprometida com a saúde, a autoestima e o bem-estar das mulheres, participa ativamente do Outubro Rosa, divulgando na plataforma Movimento Natura iniciativas relacionadas ao tema e promovendo campanhas em benefício de organizações de apoio às pacientes.

Em todo o Brasil se multiplicam projetos para ajudar quem enfrenta a batalha contra vários tipos de câncer – não só de mama. As ações envolvem empresas de todo porte e de vários setores.

Em Campinas, a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc), o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas (SetCamp) e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), em parceria com as concessionárias do transporte urbano de Campinas, uniram-se para apoiar a campanha e adesivaram cinco ônibus do transporte urbano com a cor rosa, que vão operar até o fim do mês de outubro pelas ruas da cidade.

É importante esse carinho com as mulheres. Elas se dedicam ao trabalho, aos filhos e à família e, por muitas vezes, deixam o autocuidado de lado. Nesse sentido, as campanhas e ações de live marketing lembram sobre o risco e alertam para a importância do diagnóstico precoce.

A campanha de prevenção incentiva as mulheres não só a realizar a mamografia, mas a incluir em sua rotina a prática da medicina preventiva e a postura de não abrir mão do autoexame, pois reservar um tempo para cuidar de si mesmas faz uma tremenda diferença para a saúde física, emocional e mental.

 

Por Dilma Campos.