Experiência de Marca

Enel Brasil promoveu transição energética durante a São Paulo E-Prix 2023

Primeira corrida no Brasil da categoria 100% elétrica do automobilismo mundial aconteceu em 25/03, no Sambódromo do Anhembii.


A Enel Brasil apresentou ao público da Formula E a importância de ações coletivas para a sociedade acelerar a transição energética rumo ao fim das emissões de carbono. 

A empresa foi uma das patrocinadoras da primeira etapa nacional da história da categoria 100% elétrica do automobilismo mundial, que aconteceu em 25/03, no Sambódromo de São Paulo 

A participar como patrocinadora de um evento desta magnitude, com foco nas possibilidades da mobilidade elétrica, a empresa quis promover a importância da união de esforços e da aplicação de tecnologias para descarbonizar atividades primordiais para a sociedade chegar ao net zero e cuja emissão de carbono causa impactos relevantes na qualidade de vida das pessoas, como acontece com os transportes. 

“Esta foi uma grande oportunidade de apresentar para a sociedade a importância da discussão sobre transição energética, de uma forma lúdica e abrangente. Dialogamos com um público de diversas faixas etárias, mostrando que a eletrificação do consumo já faz parte da nossa rotina e precisa ser acelerada nos próximos anos, se quisermos mudar o quadro de ameaça global trazida pelas mudanças climáticas. Esperamos que os conteúdos impactem os visitantes e promovam o diálogo. Quisemos provocar as pessoas, no bom sentido, para além do evento”, disse Janaína Vilella, diretora de Comunicação da Enel no Brasil. 

A Enel Brasil esteve presente na Formula E em dois espaços de ativação de marca com o público. Na maior área, com 150m2 ao todo, os visitantes foram conduzidos pelos caminhos da transição energética, passando por três “pit stops” que ofereceram uma experiência imersiva em uma cidade sustentável. 

O público teve a chance de conferir a aplicação das fontes renováveis na geração de energia no Brasil e como o uso dessa energia limpa pode ser transformador para o cotidiano de grandes metrópoles, como São Paulo.  

No primeiro pit stop, os smart meters (medidores inteligentes de energia) mostraram em tempo real o consumo em três áreas do Anhembi no decorrer do E-Prix, que incluíam área gastronômica, espaços da Enel e FunStore. 

Na segunda parada, o público foi apresentado ao Mercado Livre de Energia, ambiente de negociação de energia elétrica onde compradores e comercializadoras puderam estabelecer livremente sua relação de compra e venda de energia, com foco também na energia proveniente de fontes limpas. 

Já o terceiro pit stop disponibilizou um espaço de interação em 5D, através de câmeras de vídeo 360o. Nesse estande, o público teve a chance de gravar uma interação com um elemento da transição energética e compartilhar o conteúdo em suas redes sociais no fim da experiência, por meio de QR Code. 

Assinado pela Enel X, braço de soluções inovadoras da Enel, o espaço também contou com uma grande imagem de um ônibus elétrico numa montagem com ilusão de ótica. Dependendo do ângulo em que o visitante olhasse para a instalação, a imagem do ônibus era formada. 

A segunda área de ativação da Enel ficou localizada no Fun Village 2. Com 50 m2, o local estava preparado para receber o público infantil e suas famílias, trazendo informações sobre as “Redes do Futuro”. 

No espaço, crianças de até 35kg tiveram a chance de interagir com um caminhão elétrico e ser “eletricistas por um dia”. A experiência deu direito a uniforme e embarque em um cesto parecido com o utilizado para reparos na rede elétrica, que chegava a 2 metros de altura e de onde foi possível fazer fotos panorâmicas do evento. A experiência foi acompanhada por um adulto.

Fotos: Divulgação