No dia 10/08, a partir das 14h, o Espaço Caos – Arte e Cultura, que reúne vários movimentos artísticos do Amapá, vai promover a segunda Guerra de Balões d’água de Macapá. A ideia é unir brincadeira e arte, com apresentações de várias bandas de rock.
De acordo com o produtor cultural do Espaço Caos, Luan Macedo, o evento é uma forma bem humorada de enfrentar a forte temperatura da capital amapaense. “Geralmente nesse segundo semestre, sofremos muito calor e a brincadeira de jogar balão d´água é refrescante”, reforça.
Comum entre as crianças, a guerra de balões cheios de água atrai também jovens e adultos. Os interessados em participar do evento devem levar balões e um quilo de alimento não perecível. “Nossa ideia é arrecadar e distribuir até o final do ano para alguma entidade filantrópica”, explica Macedo.
A primeira edição da Guerra de Balões surgiu em 2012, após parceria dos movimentos Liberdade ao Rock, Festival Imagem em Movimento (FIM) e Companhia Amapaense de Circo. “Foi uma produção experimental. Depois que deu certo, resolvemos criar algumas regras e promover outro”, disse o produtor cultural.
A concentração para o evento começará às 13h, na Praça da Bandeira, no Centro de Macapá. Em seguida, os participantes seguem para o Espaço Caos, que fica na avenida Procópio Rola, no bairro Santa Rita, próximo ao segundo pólo da Universidade Estadual do Amapá (UEAP).
A segunda Guerra de Balões d’água vai abrir a programação da Semana da Juventude do Amapá, promovida pela Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv) e Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (Sims). A expectativa é reunir mais de 300 pessoas.