A ESPM participará da primeira edição do Refletir Brasil. O projeto, que começa hoje (20/03) e vai até 22/03, em Paraty, reunirá intelectuais e interessados em discutir um novo modelo de País. O encontro pretende estimular a interatividade entre palestrantes e participantes.
O evento, que será composto por mesas que abordarão temas como cultura, educação, economia/negócios, criatividade e sustentabilidade, contará com professores da ESPM nos debates.
Em todas as mesas, o tema central será como o modo brasileiro de tratar as questões pode contribuir para a busca de caminhos inovadores. Para Domenico De Masi, “depois de copiar durante mais de 500 anos os modelos europeu e norte-americano, chegou a hora do Brasil propor um novo modelo para o mundo”.
As discussões serão pautadas nos resultados da pesquisa Delphi Brasilidade, desenvolvida pela C.P.M. Research com apoio do Grupo Oca – organizador e realizador do evento.
De caráter qualitativo, a pesquisa foi feita com 44 personalidades nacionais e aponta características positivas e negativas do brasileiro. Além das estereotipias de Carnaval, futebol e alegria, constatou-se um lado sombrio principalmente na forma de se comportar da população, como o descumprimento às normas.
“Já sabemos quem somos. Está na hora de assumir a maturidade de maneira responsável e querer mudar. É esse movimento que vamos começar em Paraty”, afirma Oriana White, pesquisadora responsável, diretora da C.P.M. e gestora do Grupo Oca.