O seu time de vendas é fundamental para o se negócio. Discurso óbvio para quem sabe da importância deste setor em uma companhia.
Entretanto, motivar os integrantes deste elenco é uma tarefa árdua, que na grande maioria como plano a convenção de vendas.
Recentemente, fui questionado sobre como motivar os vendedores por meio de esporte. Portanto, após aceitar o desafio, listei pontos relevantes em que o endomarketing esportivo servirá de combustível para as vendas aumentarem e, de quebra, a equipe de vendas adquirir experiências inesquecíveis
1 – Lançamento de novos produtos ou serviços
Para isso, um plano que dá certo é desenvolver atividades com workshops esportivos. Seria aplicar na convenção de vendas a forma dos participantes praticarem vários esportes, e, em cada um deles, ter o nome do novo produto, seus serviços, seus diferenciais, seus planos de vendas e outros quesitos que estão envolvidos diretamente no planejamento proposto.
Pode criar a convenção com o tema ligado a um evento esportivo de destaque no ano ou em período próximo do evento. Exemplo: Copa do Mundo e Olimpíadas.
2– Motivação da equipe
O esporte pode ser o diferencial na motivação da sua equipe de vendas. Como isso? Experimente na convenção de vendas levar atletas de diferentes modalidades para contarem suas histórias de superação, alcance de metas e trabalho em equipe. Aí, independente da modalidade esportiva, pode ser feita uma pesquisa para encontrar um palestrante que encaixe com o perfil da empresa.
Além disso, a criação de campanhas que premiam os vencedores com ingressos para eventos esportivos – como, por exemplo, o ingresso para assistir um jogo do seu time do coração – também é uma oportunidade de motivação.
3 – Aquisição de nova marca
Neste caso, uma atividade de integração é a mais indicada. Exemplo: um dia de jogador de futebol para os participantes. O passo inicial é misturá-los em diferentes equipes. Isso funciona como forma de aprimorar o trabalho em equipe entre todos e estreitar novos relacionamentos, com um diferencial que é ter contato direto com a vivência de um esporte, com a prática, a vestimenta, fotos e vídeos. E vale lembrar que não precisa somente ser o futebol.
Resultados – Com os cenários apresentados e as possibilidades que o esporte apresenta para engajar o time de vendas, fica claro que o importante também é planejar o desenvolver das sugestões. O esporte, além de ferramenta para fomentar as vendas, apresenta cenário de preocupação da empresa com a qualidade de vida dos colaboradores. Pense no esporte, ele pode ser o caminho para inúmeros benefícios da sua empresa.
Uma agência de endomarketing esportivo pode te ajudar na elaboração das ações.