Experiência de Marca

Estações de metrô recebem exposição sobre futebol

Fruto do trabalho e pesquisa de dez anos do fotógrafo Caio<i> </i>Vilela<i>, </i>a exposição é promovida pela Cultura Sustentável e conta com o patrocínio da Bridgestone.

O futebol disputado nas ruas, praias, várzeas e campinhos será retratado na exposição “Onde Mora o Futebol?”, que acontece de forma itinerante até 31/05 de 2015, nas estações de metrô Jardim São Paulo, Santa Cecília e Sacomã.

Fruto do trabalho e pesquisa de dez anos do fotógrafo Caio Vilelaa exposição é promovida pela Cultura Sustentável e conta com o patrocínio da Bridgestone, patrocinadora master da Copa Bridgestone Libertadores e dos Jogos Olímpicos Rio 2016, e apoio da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, por meio do  Programa de Ação Cultural – ProAC.

Foto: Caio Vilela.

exposicao-sobre-futebol_foto_caio-vilela

Diariamente acontece o futebol espontâneo. Ele não escolhe raça ou religião. Esse fenômeno reúne craques anônimos nos cinco cantos do planeta. Nesse universo, que ignora os holofotes da mídia, craques anônimos fazem de um pedaço de chão seu espaço de cidadania, onde todos são aceitos como iguais.

exposicao sobre futebol_foto_caio vilela

O conjunto de imagens reunidas na exposição registram momentos brilhantes, efêmeros e muitas vezes transformadores nas cinco regiões do Brasil.

Caio Vilela é jornalista e fotógrafo, nascido no bairro de Pinheiros, em São Paulo, poucas semanas antes da Copa de 1970. Eterno curioso, ele percorreu mais de 80 países nos cinco continentes produzindo reportagens sobre os mais variados temas e fotografando o futebol jogado nas ruas. O resultado é um trabalho rico, autêntico e espontâneo.

“O futebol brasileiro jogado nas ruas ainda é bonito de se ver. É o guardião informal e comprometido de uma tradição que ajudou a forjar a identidade do país e que, ainda hoje, se reveste de porta de acesso de populações periféricas”, comenta o fotografo Caio Vilela.

O trabalho do jornalista pode ser visto em imagens e textos publicados em dezenas de jornais e revistas no Brasil e no exterior, ou nas coleções transformadas nos livros Futebol sem Fronteiras (Panda Books, 2009), África do Sul e Sul da África (Publifolha, 2010), Florianópolis (Publifolha, 2006) e Um Mundo de Crianças (Panda Books, 2005).

Suas fotos de futebol em países árabes foram exibidas durante a cerimônia da Fifa que oficializou a realização da Copa do Mundo de 2022, no Catar.

Outras foram reunidas nas exposições Ora Bolas!, no Museu do Futebol, em 2010; A Bola é um Mundo, em itinerância nas unidades do Sesc-SP, em 2011 e 2012; Kora Al Arabia, no Doha Sports Square, no Catar, em 2010; e Soccer Without Borders, na Embaixada Brasileira em Islamabad, Paquistão, em 2010.

Atualmente, diversos adesivos de bolas, fotografadas por Caio durante suas inúmeras viagens, podem ser vistos na exposição Libertadores, no Museu do Futebol, em São Paulo até o dia 28 de junho.

“Participar desse projeto é um orgulho para a nossa empresa”, comenta Luiz Fernando de Palma, gerente geral de Assuntos Corporativos da Bridgestone do Brasil. “Todas as fotografias remetem a valores essenciais na vida como amizade e respeito. Esses valores precisam ser sempre divulgados e compartilhados.”, completa.

“É muito gratificante poder contribuir para a divulgação do esporte mais popular do país. O futebol é unanimidade, tem amantes de todas as idades, gêneros, religiões, crenças, raças, enfim, em todo canto há um aficionado. Eu mesma, em casa, tenho três garotos que amam tocar a bola para o gol e comemorar com festa ao marcar o tento.” diz Ana Carolina, diretora da Cultura Sustentável.

Na exposição “Onde Mora o Futebol?”, o público encontrará muito mais que imagens de peladas pelo Brasil. Ele estará em contato com várias fotografias emocionantes, que mostram o futebol onde ele mora, na alma da cultura brasileira.