Interações memoráveis

Fan Experience: o poder de imergir o público dentro das narrativas

As ações conseguem trazer o mundo do entretenimento para fora das telas, transformando os fãs em parte das histórias

No mundo em constante evolução do marketing, os dias de anúncios estáticos e patrocínios estão rapidamente desaparecendo. Assim, os fãs de hoje querem mais do que apenas logotipos em camisetas, vídeos promocionais ou outdoors. Eles querem estratégias imersivas que os envolvam na história.

O novo manual de sucesso? Experiências de marca centradas nos fãs, que transformam espectadores em participantes, criando interações memoráveis que vão além das telas.

Fan Experience do Mundo Pixar, estratégia realizada em Curitiba
Experiência Mundo Puxar. Foto: Divulgação

Mudança de Foco: Da Exposição ao Engajamento

Os patrocínios tradicionais costumavam girar em torno da visibilidade – nomes de marcas espalhados por arenas, prédios, metros e shoppings. Mas em uma era em que os fãs podem pular, rolar e deslizar para longe dos anúncios, o verdadeiro valor está no presencial.

As Fan Experiences priorizam a criação de ações interativas e imersivas que ressoam nos participantes até depois que as telas desligam. Segundo a Interactive Entertainment Group, essa mudança gira em torno do Retorno sobre a Experiência (ROE).

As marcas estão se afastando da exposição pura e, em vez disso, focando em criar ativações que engajam os fãs em um nível mais profundo, melhorando a atmosfera geral do evento enquanto impulsionam um Retorno sobre o Investimento (ROI) mais forte. Quando os fãs se envolvem ativamente com uma marca, eles não apenas tomam conhecimento dela – eles formam conexões que se traduzem em lealdade e defesa da marca.

Destaques de Experiência

Exposição Heróis DC

A Exposição Heróis DC foi uma experiência inesquecível para os fãs da DC Comics em São Paulo. Com 1.500 metros quadrados do Morumbi Shopping, o evento trouxe à vida heróis clássicos como Superman, Batman e Mulher-Maravilha, além de vilões e personagens queridos pelos brasileiros, como os Jovens Titãs e o Coringa.

Stranger Things: The Experience

Stranger Things: The Experience foi uma aventura imersiva que levou o público de São Paulo ao famoso “mundo invertido” da série. Após o sucesso da Fan Experience em cidades dos Estados Unidos e Europa, a produção da Netflix ocupou mais de 2.000 m² no estacionamento do Shopping Eldorado. Os fãs tiveram a oportunidade de viver uma experiência única, com os mesmos cenários e instalações apresentados mundialmente.

Mundo Pixar Brasil

A exposição Mundo Pixar chegou a Curitiba com uma área de 4,7 mil metros quadrados, oferecendo cenários imersivos com gigantografias e objetos 3D que encantaram os fãs da animação. Dividida em 13 salas, a experiência representou 11 filmes icônicos, como UP: Altas Aventuras, Toy Story, Carros, Soul, Luca, Procurando Nemo, Monstros S.A., Lightyear, Ratatouille e Elementos, além de uma sala surpresa.

Foto: Divulgação

Tendo passado por cidades como São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Fortaleza, a exposição também fez sucesso internacionalmente em Madri e Cidade do México. Em Curitiba, a atração é atualmente realizada no Jockey Plaza Shopping, com ingressos limitados, a partir de 22 de novembro, atraindo públicos de todas as idades.

The FRIENDS Experience

The FRIENDS™ Experience chegará a São Paulo ainda este ano como parte da comemoração do 30º aniversário de FRIENDS™. Apresentando uma variedade de recriações interativas, a fan experience oferece aos visitantes muitas oportunidades de explorar a história do show. Dessa forma, os visitantes podem recriar algumas de suas cenas favoritas, como posar em frente à porta roxa de Rachel e Monica, relaxar nas poltronas reclináveis de Joey e Chandler, ajudando Ross a mover seu sofá pivô ou sentando-se no icônico sofá laranja do Central Perk recriado.

Foto: Divulgação