De olho no relacionamento com os quase 300 milhões de usuários de internet da América Latina, o Google acaba de anunciar a criação de um consórcio multinacional para a construção de um cabo submarino de fibra ótica que irá conectar os Estados Unidos à América Latina.
Com mais de dez mil quilômetros de extensão, o cabo conectará Boca Raton, na Flórida, a Santos (SP) e Fortaleza, no Ceará.
A obra será feita e operada por um consórcio multinacional de empresas de tecnologia e telecomunicação formado por Algar Telecom (Brasil), Antel (Uruguai), Angola Cables e o próprio Google.
O investimento no projeto não foi divulgado. Em agosto, o Google havia anunciado outra iniciativa de conexão subaquática para conectar Estados Unidos e Japão pelo oceano Pacífico ao custo de US$ 300 milhões.
Conexão Subaquática do Google
A construção de um sistema subaquático que vai conectar cidades da Costa Oeste dos Estados Unidos, como Los Angeles e São Francisco, a regiões como Chikura e Shima, no Japão, oferecendo um sinal de banda larga de 60 terabytes por segundo, foi anunciado pelo Google em agosto deste ano.
O acordo foi assinado com outras seis empresas, que incluem a China Mobile International, China Telecom Global, Global Transit, KDDI e Sing Tel. Juntas, devem investir US$ 300 milhões no sistema, batizado de Faster (mais rápido, em tradução literal do inglês).