Um evento recheado de história. A Honda anunciou no dia 19/02, em São Paulo, durante apresentação para a imprensa, organizadores de eventos e parceiros comerciais, as equipes oficiais Honda Racing que vão disputar as principais competições do Brasil e no mundo para a temporada 2018.
Também foram revelados os eventos que contarão com o patrocínio da empresa neste ano. O lançamento do Honda Racing foi realizado na pista de kart Speedland. Após a apresentação, os pilotos oficiais e convidados participaram de corridas de kart indoor.
A Honda também aproveitou para comemorar os 40 anos de apoio e patrocínios a eventos, equipes e corridas de moto em todo o País. A iniciativa da Honda, quatro décadas atrás, foi fundamental para o desenvolvimento do esporte e pela formação de gerações de pilotos no Brasil.
O primeiro campeonato patrocinado oficialmente pela marca foi a Fórmula Honda, para motocicletas CG 125 – a moto, movida a álcool, ficou exposta no palco durante a apresentação das equipes oficiais Honda.
Neste ano, a Honda apoiará e terá equipes nas principais competições no asfalto e na terra: o Superbike Brasil, o Campeonato Brasileiro de Motocross, a Copa EFX Brasil, a CACC (Copa Adrenatrilha de Cross Country), Arena Cross, Rally dos Sertões e Enduro da Independência.
"Duas provas merecem destaque: o Rally dos Sertões, um dos maiores do mundo, e o Enduro da Independência, o mais antigo e mais tradicional do País. A Honda vai em busca de mais títulos nessas competições.", diz Odair Dedicação Junior, gerente de marketing e competições da Honda.
Experiência internacional
A Honda também anunciou que a equipe oficial irá disputar o Campeonato Mundial de Motocross (etapa da Argentina), no início de março.
"Nós acreditamos que a participação em provas internacionais, ou com a vinda de pilotos estrangeiros para correrem aqui, é muito importante para o desenvolvimento do esporte e de pilotos brasileiros. Afinal, eles vão correr ao lado dos melhores do mundo. Veja o exemplo do Gustavo Pessoa, que foi disputar uma temporada nos Estados Unidos.", afirma Marcos Monteiro, gerente-geral comercial da Honda.
No Asfalto
A Honda Racing também terá importante participação na motovelocidade. A empresa patrocinará o Superbike. “Outro importante apoio na categoria é o patrocínio ao piloto Eric Granado, que correrá o Superbike no Brasil e o Campeonato Mundial de Motovelocidade, na Moto2, em 2018. É a volta de um representante do Brasil ao Campeonato.”, afirmou Marcos Monteiro.
Eric Granado, que ao mesmo tempo vai em busca do bicampeonato do Superbike, agradeceu o apoio da Honda. “O nível das competições brasileiras está cada vez mais alto, com pilotos cada vez mais preparados. Vamos treinar e nos dedicar muito para trazer títulos para a Honda.”, afirmou o piloto paulistano de 21 anos.
Investimento na Formação
Além de apoiar os principais pilotos e campeonatos do País, a Honda incentiva desde 2012, a Junior Cup, categoria-escola com motos CG 160 Titan, para o desenvolvimento de novas gerações de pilotos, já que crianças podem correr na Junior. Os pilotos mirins Giovana Cana Brasil, de nove anos de idade, e João Teixeira, de sete anos, representaram o futuro do motociclismo nacional na apresentação do time Honda.
“São 40 anos construindo o esporte como um todo. Sempre apoiamos os pilotos, as competições e a mídia, tudo importante para impulsionar, multiplicar e expandir o nosso esporte.”, discorreu Alexandre Cury, diretor-comercial e responsável pela área de competição da Honda.
“Nosso apoio ao esporte é histórico, pois somos apaixonados por motocicletas e corre gasolina no sangue do brasileiro.”, completou Marcos Monteiro, ao citar ainda o programa HTT (Honda Talent Test), que foi aplicado pela primeira vez no Brasil em 2018.
“Além de garimpar e lapidar talentos em situação real de corrida, o projeto funciona como preparação de nossos equipamentos para a temporada que se inicia.”, frisa Monteiro. Dois pilotos que passaram pelo programa foram contratados pela Honda Racing e estão no time de 2018: Pedro Sampaio (motovelocidade) e Lucas Dunka (motocross).
Outro apoio importante para o motociclismo brasileiro é a categoria CBR 500, que é um campeonato monomarca para motocicletas do mesmo modelo.
Apoio Histórico
Não há presente consolidado e futuro próspero sem um passado atuante. Foi o que mostraram os chefes de equipe e pilotos que fizeram e fazem a história do motociclismo brasileiro em seus depoimentos durante o evento da Honda.
Wilson Yasuda, Santo Feltrin, Nuno Narezzi e Cristiano Lopes falaram sobre a importância da participação da Honda em campeonatos desde a década de 1970. “É uma fábrica de campeões.”, disse Yasuda. “História de comprometimento da marca com o País.”, ressaltou Feltrin.
Experiência
Sete vezes campeão do Rally dos Sertões, dez vezes campeão brasileiro de Rally Cross Country e com muitas participações no Dakar, Jean Azevedo é o piloto mais experiente da equipe Honda Racing 2018. Ao completar 44 anos de idade nesta segunda-feira (19/2), o atleta tem a responsabilidade de ser o ‘paizão da turma’ e manter o alto nível do time.
Para isso, terá a nova CRF 450RX como aliada. “É uma moto com muita tecnologia. É preparada para o enduro e estamos em adaptação para o rali. Tem nos surpreendido positivamente nos testes e vai nos levar ao lugar mais alto do pódio neste ano”, afirmou Jean Azevedo.
Superbike (Chefe de equipe: Reinaldo Campos)
Eric Granado – Campeão 2017
Pedro Sampaio – Campeão 2017 da 600cc
Moto: Honda CBR 1000RR
Motocross (Chefe de equipe: Cale Neto)
Mx 1
Hector Assunção
Jetro Salazar
Com a nova Honda CRF 450R
Mx 2
Gustavo Pessoa
Lucas Dunka
Com a nova Honda CRF 250R
Enduro (Chefe de equipe: Felipe Zanol)
Júlio César Ferreira Eliziário – Honda CRF 450RX
Gabriel Lucas Soares – Honda CRF 250RNicolas Rodrigues – Honda CRF
250R
Rali (Dario Julio – chefe de equipe)
Tunico Maciel – CRF 450RX
Jean Azevedo – CRF 450RX
Gregorio Caselani – CRF
450RX
Júlio Bissinho Zavatti – CRF 230F.