O Dia da Consciência Negra é celebrado hoje, 20 de novembro, no Brasil, e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana, dentro da qual está esse dia, recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte forçado de africanos para o solo brasileiro, em 1594.
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no País) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras.
Apenas em Alagoas, Amazonas e Amapá, a data é considerada feriado em todos os municípios, no restante dos Estados apenas alguns oficializaram a data como feriado, sendo que em São Paulo, 101 cidades incluíram a data no calendário oficial. (confira a lista completa aqui).
Eventos de Comemoração
Várias Capitais brasileiras irão comemorar a data com eventos e atrações voltadas para a conscientização da luta dos negros. As atividades vão desde mostras e exposições até shows com personalidades negras internacionais.
Em São Paulo, o Museu Afro Brasil realiza nesta quinta-feira (20/11) mais uma edição do Projeto Pipoca, que promove sessões de cinema gratuitas.
Em comoração à data será exibido, às 14 e as 16h30, no teatro Ruth de Souza, o longa “Besouro”, que narra a história de um dos maiores capoeiristas brasileiros conhecido por sua habilidade e agilidade, o Besouro Mangangá.
Foto: Fernando Pilatos.
Além da exibição, o público conta ainda com a apresentação de uma roda de capoeira da Escola Cultural Zungu Capoeira, na marquise do Ibirapuera, às 12h30. No mesmo dia, o museu apresenta o show da rapper californiana Toni Blackman às 11h e as apresentações da banda congolesa, Vana Kembo às 10h e às 13h.
Já no Rio de Janeiro o monumento de Zumbi dos Palmares, na Avenida Presidente Vargas, terá um tratamento especial em comemoração ao Dia da Consciência Negra. O busto será lavado por baianas do acarajé enquanto os tambores rufam para uma manhã de festa.
O evento acontece das 06h às 13h30. Quem ficar pelo Centro poderá acompanhar apresentações de capoeira, grupos de dança de raiz africana, discursos de conscientização , entre outras atividades.
O presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Negro, Ivonete Silva afirmou que este ano a comemoração será especial por conta dos últimos acontecimentos veiculados na mídia envolvendo racismo.
Em Petrópolis (RJ) a comemoração fica por conta da Festa da Cultura Afro-Brasileira. A programação cultural começa às 14h com a palestra “Quem foi Zumbi dos Palmares”, do pedagogo Sérgio Soares, missionário por dez anos na África.
Prossegue com o espetáculo de dança “Soul Dance”, de David Bittencourt, às 15h30, e o teatral “Zumbi a Liberdade Conquistada”, com músicos e dançarinos liderados pelo Mestre PC, às 18h. O dia termina com o show da Companhia de Percussão Afro Lata, do grupo Afro Reggae do Rio de Janeiro, às 20h30.
Foto: Reprodução/Google.
Em mais três bairros da cidade acontecem eventos que integram a festa: Itaipava, Nogueira e Pedro do Rio, além da Oficina de Cozinha Afro-Brasileira oferecida pelo Senac, que será na sexta-feira (21/11).