Dois congressos latino-americanos e um congresso brasileiro marcados para novembro no Riocentro confirmam o interesse crescente pelo Rio de Janeiro e a vocação da cidade para atrair esse tipo de evento.
Na área médica, estão agendados o XX Cilad, do Colégio Ibero Latino-americano de Dermatologia, e a XIII Semana Brasileira do Aparelho Digestivo (SBAD). No setor de transportes, a Fetransrio terá como tema central o transporte de passageiros em ônibus na América Latina.
Juntos, os eventos devem atrair grande número de profissionais estrangeiros, principalmente da América do Sul, além de participantes de outros Estados brasileiros.
Foto: Divulgação.
Na avaliação da diretora-geral do Riocentro, Milena Palumbo, o Rio de Janeiro já se consolidou como destino preferencial para congressos e conferências técnicas nacionais e internacionais.
“As novas infraestruturas urbanas, algumas ainda em construção como as novas opções de mobilidade urbana, a cidade será ainda mais demandada nos próximos anos.”, afirma a executiva, ressaltando que a Zona Oeste ficará muito bem servida de transporte público.
O visitante do Riocentro poderá dispor de opções como metrô e BRT, além de uma grande oferta de hotéis e lazer.
Cada evento internacional realizado na cidade, avalia Milena, movimenta praticamente todos os setores da cidade ligados ao turismo – da rede hoteleira às opções de lazer. “O retorno financeiro é expressivo.”, afirma, lembrando ainda que há um ganho de imagem para a cidade.
O Riocentro vem se preparando para aumentar a participação dessa categoria de eventos em seu portfólio. Ao longo dos últimos anos, a GL events Brasil – administradora do centro de convenções – executou um ambicioso projeto de modernização das instalações do Riocentro que contemplaram uma ampla reforma do Pavilhão 5 – dedicado especificamente a congressos e convenções. Totalmente modernizado e climatizado, o pavilhão oferece 20 salas moduláveis e um plenário de quatro mil metros quadrados.
Com uma gestão estratégica que combina prospecção simultânea dos mercados interno e externo, o Riocentro aposta na vocação da cidade para atrair cada vez mais os congressos técnicos nos próximos anos.
Para isso, criou uma gerência específica para reforçar a captação de congressos, que trabalha focada no médio e longo prazo. “Já temos uma agenda aquecida para 2017 e estamos reforçando a prospecção para os anos seguintes, com eventos já contratados até para 2020.”, conclui Milena.
Agenda de Novembro
A agenda do Riocentro de novembro terá eventos com modernas tecnologias e voltados para várias categorias profissionais. O XX Congresso do Cilad – Colégio Ibero Latino-americano de Dermatologia (15 a 18 de novembro) será inteiramente bilíngue, com todas as apresentações projetadas sempre em dois idiomas. O congresso busca fomentar o intercâmbio científico e o aperfeiçoamento profissional e acadêmico.
Ainda na área médica, a XIII Semana Brasileira do Aparelho Digestivo (Sbad), de 22 a 26 de novembro, reunirá gastroenterologistas, clínicos, cirurgiões e endoscopistas de todo o Brasil.
A programação científica abrange temas clínicos e apresentará as últimas novidades e avanços tecnológicos em procedimentos médicos. e abrangerá os mais atuais temas clínicos, procedimentos e avanços tecnológicos na área da gastrenterologia, endoscopia digestiva e na cirurgia do aparelho digestivo.
Questão central no Rio de Janeiro, o transporte de passageiros por ônibus na América Latina é o tema da FetransRio, que ocorre simultaneamente ao 16º Etransport (5 a 7 de novembro). Serão mais de 100 expositores nacionais e internacionais que trarão as últimas novidades em material de transporte para este setor.
Além da feira de negócios, o Etransport debaterá questões centrais da mobilidade urbana, com a divulgação de soluções locais e globais. Em paralelo, serão mais dois eventos: a 8th International Bus Conference da UITP (International Association of Public Transport), que se realiza pela primeira vez na América Latina, e a Bienal de Marketing da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos).
Promovida e organizada pela Fagga | GL events Exhibitions, empresa do grupo GL events Brasil, a oitava Hair & Beauty – Feira Internacional de beleza, cabelos e estética (entre 9 e 11 de novembro) tem expectativa de receber 45 mil visitantes que circularão entre os stands dos 300 expositores já confirmados – entre as marcas mais renomadas nacionais e internacionais do setor de beleza.
Focada em negócios, a Hair & Beauty tem uma intensa agenda paralela de cursos e workshops com profissionais renomados como o maquiador Fernando Torquato e a cabelereira Luciana Nilo.
Toda a programação de capacitação profissional conta com a curadoria de Jefferson Stevanato, que atua há mais de uma década, no Brasil e no Exterior, no desenvolvimento de projetos, organização de grandes eventos e aprimoramento técnico do mercado de beleza.
A partir do dia 27 de novembro, a Feira do Empreendedor, promovida pelo Sebrae é considerada o maior evento presencial de empreendedorismo do mundo, já recebeu mais de dois milhões de visitantes em 150 edições. O evento reúne em um único local informações sobre abertura de empresas, gestão, alternativas de negócios, novos empreendimentos, inovações tecnológicas, acesso a mercados, oportunidades e crédito aos empreendedores.
Durante a Feira do Empreendedor serão realizadas palestras, oficinas de capacitação, informações sobre oportunidades de negócio e atendimento individual com Orientadores de Negócios do Sebrae.