O Exit Festival ficou para a história como o primeiro grande festival na Europa a acontecer neste verão após a pandemia, com mais de 180.000 amantes da música de mais de 70 países passando pelos portões do festival em Novi Sad, Sérvia, durante os quatro dias e noites.
Exit, sendo um vencedor múltiplo do prêmio de ‘Melhor e Maior Festival Europeu’, também celebrou seu 20º aniversário este ano, quando os fãs de música se reuniram e dançaram juntos novamente para celebrar a vida e o retorno à normalidade.
O melhor do entretenimento está aqui.
Provando a enorme necessidade de eventos e uma energia reprimida dos fãs de música, todos os ingressos de 4 dias também foram vendidos quase uma semana antes do início do evento.
Apesar-da pandemia, a multidão do Exit este ano foi a mais animada possível, com mais de 50% dos portadores de ingressos de 4 dias vindos do Exterior.
Muitos dos artistas tiveram seu primeiro grande show no Exit após quase 18 meses de silêncio, e, de acordo com dezenas de milhares de fãs, essa energia acumulada resultou em algumas das melhores performances de toda a sua carreira.
Assim como o primeiro Exit Festival há 20 anos, a edição deste ano mais uma vez provou o poder que este festival representa, mas desta vez fornecendo o melhor caso em nível global.
“Eu sabia que o evento deste ano era mais do que apenas um festival, era um movimento de pessoas, prontas para fazer o que fosse necessário para manter as conexões humanas na vanguarda da nossa existência. Os festivais geralmente são feitos para promover valores pelos quais vale a pena viver e nós somos determinados a provar que festivais podem ser organizados com segurança, mesmo durante uma pandemia. É por isso que trabalhamos incansavelmente para criar um modelo de melhores práticas sobre como fazê-lo. Além do nosso próprio evento, também esperamos que o Exit seja um incentivo para todos os nossos festivais internacionais colegas, a ‘Família do Festival’ que é possível para todos nós.”, diz o fundador e CEO da Exit, Dusan Kovacevic.
O esforço corajoso do Exit para que a chance finalmente acontecesse este ano valeu a pena, mas os organizadores também estão muito gratos pela confiança dos fãs, que fizeram desses quatro dias um milagre.
“Um festival é tão forte quanto sua base de fãs e durante esses 4 dias tivemos uma reunião dos fãs de festivais provavelmente os mais apaixonados da Europa e além! Aqueles que não se importaram de vir, apesar de todas as incertezas, cancelamentos e viagens, testes de PCR e outros obstáculos. Eles sentiram a mesma necessidade extremamente forte que tínhamos todo esse tempo – uma necessidade de estarmos juntos, não importa o que aconteça, unidos como um pelo poder da música e da vida.”, acrescentou Kovacevic.
Apesar de um ano quase sem turnês ao vivo na Europa, a grande lista de atrações internacionais do Exit incluía David Guetta, Sabaton, Charlotte de Witte, Nina Kraviz, Paul Kalkbrenner, Solomun, Amelie Lens, Maceo Plex, Robin Schulz, Asaf Avidan, Satori , Meduza, Paul van Dyk, DJ Topic, Artbat, Sheck Wes e muito mais.
Como também mencionado nas plataformas de mídia social do Exit, os organizadores lamentaram muito que alguns dos artistas tiveram que cancelar no último minuto, principalmente devido a motivos relacionados à pandemia que também afetaram grandes eventos esportivos como o Campeonato Europeu de Futebol e o Campeonato de Tênis de Wimbledon.
“Pessoalmente, estou muito grato pelos artistas famosos que entraram em cena no último minuto, eles são nossos heróis e amigos para sempre. E mais uma vez, um gigantesco obrigado vai para os fãs do Exit que entenderam a situação e estiveram ao nosso lado o tempo todo!”, acrescentou Kovacevic.
Além de programar o evento, o maior desafio de 2021 foram os regulamentos em constante mudança devido ao Covid 19. Exit trabalhou em estreita colaboração com as autoridades sérvias e organizações de saúde para criar um protocolo que fosse legalmente aceitável e também realista para ser seguido pelos fãs.
Os visitantes foram autorizados a entrar no evento com prova de imunidade (vacinação ou antígenos de uma infecção passada), ou um teste negativo (antes de entrar no país, ou na zona de teste criada pelo festival).
O protocolo de segurança “Safe Events Sérvia“, de acordo com as mais recentes pesquisas científicas, foi criado para fazer dos festivais de verão na Sérvia os locais de reunião mais seguros do país.
As primeiras estatísticas mostram exatamente isso, com menos de uma dúzia de casos positivos de aproximadamente 14.000 testes realizados na zona de pré-entrada do festival.
Exit é principalmente sobre música e festa, mas não só isso. O local, sendo uma fortaleza do século 17 em si, cria um ambiente visual que inspira tanto os fãs quanto os artistas.
Foto: Reprodução.