No fim de semana do feriado de Corpus Christi, dias 2 e 3 de junho, a Maratona Caixa da Cidade do Rio de Janeiro levará 38 mil pessoas para a orla da Cidade Maravilhosa.
O evento, que engloba corridas de rua de 42km, 21km, 10km e 6km, uma prova infantil – a Maratoninha Gloob, e o Desafio Cidade Maravilhosa (21km + 42km), é conhecido por transbordar a prática do esporte.
A Maratona do Rio conta uma programação de shows na orla e exposição cultural (Maratona com Arte), além de uma expo com produtos variados do mercado de corrida e palestras, com entrada gratuita (Expo Rio Run).
Para colocar de pé um evento dessa magnitude, a Dream Factory e a Spiridon Eventos, responsáveis pela organização, dispõe de uma estrutura gigantesca, com aproximadamente três mil pessoas envolvidas diretamente.
Em 2018, o evento, que é considerado uma das provas mais belas do planeta, apontou crescimento de 15% no número de corredores e ganhou mais um dia. A edição desse ano receberá corredores de mais de 50 países e pessoas de todos os Estados brasileiros.
No perfil geográfico, 65% dos inscritos são de fora da Capital carioca. Os moradores do Rio de Janeiro representam 35%, os paulistas impressionam e são 24% dos corredores, os mineiros vêm logo em seguida (10%), seguido por Distrito Federal (4,5%).
O Nordeste também marca presença: Bahia é o quinto Estado com mais participantes – (3,1%) e Ceará o 6º (3%). Entre os estrangeiros que disputarão a Maratona do Rio, mais de 42% estão nos 42km. Os argentinos seguem líderes do ranking entre os corredores que vêm de fora do País.
“A Maratona do Rio é muito mais do que uma corrida de rua. É um evento que mexe positivamente com a cidade de diferentes formas, movimenta a economia, o setor turístico e ainda eleva a imagem da Cidade Maravilhosa.”, explica Duda Magalhães, CEO da Dream Factory.
Com perfil democrático, a Maratona do Rio receberá corredores de diferentes idades. Os pequenos de três a dez anos de idade participam da inédita Maratoninha Gloob. Mais de 5% dos participantes do evento têm mais de 60 anos de idade: sendo 40% nos 21km e 37% nos 42km.
Seguindo a tradição e a força feminina nas corridas de rua, as mulheres continuam sendo a maioria de inscritos na Meia Maratona Olympikus da Cidade do Rio de Janeiro (21km), com 53%, e na Family Run (6km – 70% e 10km-65%). Na Maratona, elas representam 28% das mulheres.
Números da Maratona do Rio
Para se ter uma ideia, serão mais de 558 mil copos de água, 210 mil frutas, 38 mil pacotes de biscoito distribuídos nos dois dias de evento. Para montagem de arena e percurso são mais de 7.500 grades e 4000 cones. A estrutura do evento envolve ainda parceria com diferentes esferas como Prefeitura, Governo, Secretaria de Esportes, CET Rio e mais de um ano de planejamento.
“A logística do evento é impressionante. Organizamos a passagem de milhares de pessoas sempre buscando o menor impacto no trânsito. Em 2018, com o crescimento e a inclusão de novas provas, serão dois dias de interdições precisas. Além disso, desmontamos o percurso logo após o término.”, explica João Traven, sócio-diretor da Spiridon Eventos.
Expo Rio Run
As empresas organizadoras da Maratona Caixa da Cidade do Rio de Janeiro – Dream Factory e Spiridon realizam a Expo Rio Run 2018. O evento que acontece nos dias 31 de maio, 1º e 2 de junho, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro, receberá importantes marcas do segmento de running, beleza, farmácia, suplementos, nutrição, esportivos, acessórios e vestuário.
Com entrada gratuita, são esperadas mais de 70 mil pessoas nos três dias de exposição. Para o quinto ano, a área da Expo teve um aumento de 22% e espera crescer em 25% o faturamento. Entre algumas das marcas confirmadas estão Olympikus, Pink Cheeks, Safe Runners, Alladin, Pronokal, Compressport, Authen, JFsun, CiaCool e Mandubim.
A Expo Rio Run também se destaca por ser ponto de encontro para a retirada dos kits das provas. Seguindo a tradição, além das atrações dos expositores, haverá uma programação de palestras para os visitantes e exposição das fotos vencedoras do concurso Maratona com Arte.