Experiência de Marca

Expo Brasil Chocolate une gastronomia e moda

Uma parceria com o Senac resulta na idealização de um desfile inédito na capital paulista, com<em> looks</em> confeccionados a partir de chocolates.

A Expo Brasil Chocolate, pioneira no País em reunir toda a cadeia produtiva do chocolate (indústria, comércio e serviços), terá sua segunda edição entre os dias 30/06 e 03/07, trazendo uma parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) São Paulo.

Alunos dos cursos de moda e gastronomia preparam a Fashion Chocolate Show, um desfile inédito na capital paulista que promete dar água na boca: todas as peças terão inspiração na delícia originária do cacau.

A ideia de unir moda com chocolate foi sucesso no desfile promovido pelo Senac Rio Grande do Sul na Chocofest 2010 em Gramado (Imagem meramente ilustrativa).

O desfile é patrocinado pela Barry-Callebaut (marca de chocolate premium formada em 1996 pela fusão da francesa Cacao Barry e da belga Callebaut, presente em 26 países) e pela Singer (maior fabricante mundial de máquinas de costura doméstica, com unidades em mais de 150 países).

Entre os 15 modelos criados pelos alunos, os três melhores serão premiados com uma máquina Singer, um busto de manequim Propavit e uma cesta de produtos Barry-Callebaut.

Durante os quatro dias de evento estão programadas uma série de atividades e atrações: o Desafio Expo Brasil Chocolate, competição em três categorias (chefs, jovens talentos e universitários); a Wedding Cake Expo (exposição de novidades em bolos artísticos de casamento); o concurso do cacau fino e aromático em parceria com a Ceplac (Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira), com o intuito de estimular a produção de amêndoas de qualidade internacional; e mais de 30 “workchocs”.

As aulas, organizadas pelo chef Rafael Barros (que comanda a confeitaria Ópera Ganache em São Paulo), serão ministradas por renomados chefs e chocolateiros para apresentar o que há de mais novo na confecção do bom chocolate, suas técnicas e diferenciação no mercado.

“Nossa feira é a única da América Latina a abordar o tema cacau em todos os aspectos, nos setores de alimentação, cosméticos, bem estar e saúde, entre outros”, destaca Caíto Alcântara Machado, sócio diretor da AM3 Feiras e Promoções, idealizadora do evento. Além de apresentar os lançamentos e melhorias na produção do chocolate, e difundir novas técnicas, a II Expo Brasil Chocolate reúne também as novidades em equipamentos, embalagens e matéria prima. E o melhor: com degustação.

O Brasil é o maior produtor de cacau das américas e seu consumo per capita de chocolate no Estado de São Paulo é de 3,8 kg/ano, equivalente ao da Itália. Os maiores Estados produtores de cacau no Brasil são a Bahia, Pará e Espírito Santo.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), o País é o terceiro maior produtor de chocolates de todo o globo – 530 mil toneladas foram produzidas e consumidas em 2010.

A II Expo Brasil Chocolate é somente para profissionais do setor, sendo que o último dia do evento será aberto ao público.