Se as últimas semanas já tiveram um ritmo acelerado, os feriados de Carnaval terão um pique ainda mais intenso no Parque de Exposições Dario Pimenta Nóbrega, no acerto dos últimos detalhes para a realização da 37ª Expo-Umuarama, que acontece de 10 a 20/03, com a expectativa de ser a maior de todas as edições desta que é uma das maiores feiras agropecuárias do calendário nacional.
Com toda a organização definida e a área do parque devidamente preparada, os dias de folia foram aproveitados pelas aproximadamente 300 empresas expositoras para a montagem de seus estandes.
A última semana foi dedicada pela Sociedade Rural de Umuarama à intensificação da divulgação de rua, com a realização de carreatas e também o tradicional pedágio, tanto em Umuarama como em cidades da região, principalmente com carro de som.
E a expectativa é realmente das mais positivas, porque apesar da correria natural que envolve um evento tão grande, tudo correu dentro do que era esperado.
“O que tinha que ser feito, está feito”, disse ontem o presidente da Sociedade Rural Juninho Peres, acrescentando que toda a mobilização no parque agora corre por conta das empresas – industriais, comerciais, agropecuárias e prestadoras de serviços – que participam da feira.
“Agora é ajustar os detalhes, fazer os encaminhamentos de última hora, dar atenção a quem está chegando para se instalar no parque e reservar energia para a grande festa que será a Expo-Umuarama, que vai começar em grande estilo na quinta-feira depois do Carnaval”, afirmou o presidente da SRU.
Atrações
Além de receber em suas baias a elite da pecuária regional, de um rebanho majoritariamente zebuíno que se coloca entre os melhores do País, dos julgamentos técnicos que destacam os melhores exemplares e o melhoramento genético; a Feira também dá ao público a oportunidade de tomar contato com os mais variados produtos e serviços.
Outro destaque é a 8ª Olimpíada do Leite, evento técnico voltado para a pecuária leiteira que a cada ano cresce em tamanho e em importância e que, nesta edição, pela primeira vez, estará reunindo produtores e animais de todo o Estado. Os leilões também são um dos pontos fortes da Expo-Umuarama. Em um momento muito favorável, a expectativa é que a programação de leilões seja um grande sucesso de comercialização.
Na parte artística, apelo maior para o público, a Expo-Umuarama deste ano caprichou na programação. Serão sete shows que prometem marcar época com nomes consagrados, como Jorge e Mateus, Fernando e Sorocaba e Michel Teló, além de revelações que estão estouradas na parada de sucesso do sertanejo-pop universitário, tão no gosto da moçada, como Munhoz e Mariano e Gusttavo Lima.
Outro sucesso de público é o Mega Rodeio Show, hoje o maior rodeio brasileiro em feiras agropecuárias, com uma premiação de R$ 140 mil reunindo o que há de melhor no cenário nacional.
“Nós reunimos aqui o melhor dos melhores”, diz Juninho Peres, “desde a estrutura de som e luz para o rodeio, juízes, comentaristas e narradores, com destaque especial para as boiadas e os peões, que são realmente a elite e que mais uma vez farão uma grande festa no Mega Rodeio Show, que é uma das paixões do nosso povo”, acrescenta.
Números e cifras
Em termos de público e de movimentação econômica, a expectativa é que a Expo-Umuarama supere em pelo menos 15% os números e cifras do ano passado. Outra novidade é que a partir deste ano a Sociedade Rural está buscando definir critérios e uma metodologia científica para dimensionar o valor de negócios propiciados pela feira.
Como tradicionalmente acontece, a abertura da Expo-Umuarama, no dia de hoje, deve receber um grande número de autoridades locais e regionais, prefeitos, deputados federais e estaduais, dirigentes de órgãos públicos e entidades de classe, além de representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O governador Beto Richa também confirmou presença na Expo-Umuarama, mas deverá definir o dia em que estará no parque apenas no início da semana. “Nós já temos a garantia de que o governador estará conosco, para conhecer a força do nosso agronegócio e da economia regional, e estamos aguardando apenas a definição de sua agenda para saber o dia que ele estará aqui conosco”, garantiu o presidente da Sociedade Rural, Juninho Peres.