Experiência de Marca

Expobarber Brasil é realizada em Belo Horizonte

Evento reunirá os maiores nomes do universo de barbearia e trará atividades para atualização e crescimento profissional

A capital mineira recebe pela primeira vez a Expobarber Brasil nos dias 16 e 17 de outubro. O evento será realizado no no Actuall Convention Hotel e reunirá renomados profissionais do setor, em âmbito nacional e internacional, como AroD Yael, do Studio Elegance (Los Angeles, EUA), Yahia Jaber, do Mr. Official (Los Angeles, EUA), Danny Amorim, do Klippers Barbershops (New Jersey, EUA) e Dill Black, da Dill´s Black Barbers (São Paulo).

A programação da Expobarber Brasil contará com debates sobre o futuro das barbearias, como negociar diretamente com os fornecedores, entre outros assuntos. Além dos barbers, também confirmaram presença no evento: Caio Firmino, especialista em gestão e empreendedorismo; Diogo Gonçalves, especialista em finanças pessoais; Bruno Rupf, da Colorimetria Barber. Para que os participantes tenham a melhor experiência possível, todo o ambiente será climatizado e o palco será montado em formato 360º.
 
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site http://www.expobarber.hospedagemdesites.ws/o-evento. São dois tipos de inscrição: Convite Standard, que dá acesso aos eventos, workshops, à feira e à quatro coffee breaks; e Barber Vip que, além dos serviços oferecidos no Convite Standard, também reserva lugar nas primeiras filas dos eventos para os participantes e almoço com os palestrantes no segundo dia do evento.

Edimar Torres é o anfitrião da Expobarber Brasil

O Fundador da Barbearia Torres, o mineiro Edimar Torres, foi convidado para anfitrionar o evento por conta de sua vasta experiência de mercado, que já conta com mais de um quarto de século. Começou cedo, aos 14 anos, quando fez seu primeiro curso na área. Já no ano seguinte, um salto e tanto: a abertura da primeira loja, à época com 7,5m2 e apenas uma cadeira para atendimento, graças ao apoio financeiro do pai e à venda de uma bicicleta. 
 
Já com a experiência adquirida como dono do próprio negócio, passou uma temporada nos Estados Unidos, em 2005. Foi quando conheceu as “barber shops”, comuns no país. Na ocasião, ele conheceu novas técnicas de corte e feitura de barba, além dos espaços diferenciados e modernos que acolhiam o público masculino para cuidar da beleza. “Mesmo com a vivência nos EUA, foi depois de voltar para o Brasil e conversar com um cliente em especial que veio o ‘start’ para investir em um negócio diferenciado. Isso porque, há poucos anos, o termo barbearia remetia muito ao passado e retrô não era tido como algo bacana, moderno. Trata-se realmente de uma concepção mais recente”, conta.

Mercado de prestação de serviços para homens em expansão

Dados divulgados pela Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – ABIHPEC apontam que a prestação de serviços de beleza voltados para os marmanjos no país cresceu 2,4% no ano passado e representa mais de R$ 21 milhões do faturamento total do setor.
 
Enquanto a palavra crise não surtiu efeito nessa fatia de mercado, o mesmo não pode ser dito para quem se especializou no segmento feminino. Os serviços de beleza voltados para as mulheres amargaram uma queda de 8% no mesmo período de acordo com a ABIHPEC.
 
Nos últimos cinco anos, o consumo de produtos cosméticos e de higiene voltados para eles cresceu 16%, fazendo com que o mercado brasileiro ocupe o posto de segundo maior do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
 
Além dos dados setoriais, o Instituto Qualibest produziu uma pesquisa para a ABIHPEC sobre os hábitos de consumo do homem brasileiro, e o levantamento apontou que 43% dos homens entrevistados consideram-se super vaidosos. “Quando questionados sobre o que significa a vaidade masculina, a maioria respondeu que ela está ligada à valorização da autoestima e cuidado com a saúde e bem-estar”, comenta Raul Porto, executivo da Qualibest.
 
Depois de apostar nesse filão de mercado, a Barbearia Torres, com duas unidades em Belo Horizonte, colhe bons frutos. O estabelecimento fechou o ano de 2015 com o crescimento de 20%. A expectativa para este ano continua positiva, apesar do desaquecimento econômico, e a previsão é que o negócio cresça entre 20 e 25%. " Uma característica favorável do público masculino é a fidelidade. Se você atende bem e com qualidade, o cliente sempre vai querer voltar ao seu estabelecimento e consumir os seus produtos e serviços", afirma Edimar Torres, proprietário da Barbearia Torres.

SERVIÇO
Expobarber Brasil
Data: 16 e 17 de outubro
Horário: 8h às 22h30
Local: Actuall Convention Hotel (Rodovia Fernão Dias, 3443, Jardim Riacho das Pedras)