A Expogestão 2014 reuniu, de 20 a 23/05, em Joinville, um público de mais de dez mil pessoas, abrangendo os visitantes da Feira, os congressistas e os participantes dos workshops.
Em sua 12ª edição, o congresso empresarial mais uma vez trouxe a Santa Catarina importantes nomes do Brasil e do Exterior. A programação contou com 16 palestrantes, que apresentaram o que há de melhor sobre temas como empreendedorismo, inovação e competitividade, comportamento, nova geração, qualidade de vida e mundo digital.
Foto: Divulgação.
A realização da Expogestão no Complexo Expoville foi um dos grandes diferenciais desta edição, oferecendo aos congressistas um espaço maior, mais confortável e prático. A localização, às margens da BR-101, contribuiu para facilitar os deslocamentos de boa parte dos visitantes.
Com uma estrutura completa de comunicação, climatização e amplo estacionamento, o novo endereço da Expogestão fez com que os profissionais se sentissem em casa.
“Essa Expogestão foi um sucesso em todos os sentidos, destacando-se por sua organização e pela grade qualificada, que teve a brilhante abertura com um ícone do empresariado brasileiro, Abílio Diniz, e encerrando com Arturo Piñeiro, que comanda no Brasil uma das marcas mais inovadoras da atualidade. Com a qualidade da edição 2014, enfrentaremos um problema para 2015, pois será um desafio muito grande montar uma grade que supere a deste ano”, diz o presidente da Comissão Organizadora 2014, Albano Schmidt.
No último dia do Congresso, a sessão “Mundo Digital” – com dirigentes da SAP Brasil, Google Enterprise América Latina e LinkedIn América Latina – atraiu cerca de 1.500 pessoas.
Cristina Palmaka (SAP), Antonio Luiz Schuch (Google) e Osvaldo Barbosa de Oliveira (LinkedIn) discutiram as novidades e as tendências para o setor. No painel sobre Inovação e Competitividade, João Carlos Brega (presidente da Whirlpool Latin America), Rodrigo Kede (presidente da IBM Brasil) e José Varela (presidente da 3M) destacaram os desafios da inovação e como ela pode elevar a competividade de uma companhia.
Neste ano, o Congresso contou ainda com outros importantes palestrantes como o empresário Abílio Diniz, que fez a abertura da Expogestão falando sobre empreendedorismo e os percalços que encontrou pelo caminho até construir o maior império varejista do Brasil.
Outro destaque foi o publicitário Rony Rodrigues. Um dos profissionais mais bem sucedidos na área, ele falou das características da nova geração em comparação com as anteriores e destacou a importância de desafiar esses jovens constantemente.
Com participantes de 115 cidades de 11 Estados, o Congresso totalizou 1.800 inscrições, que permitiram a 3.200 pessoas acompanharem as palestras graças ao benefício da transferência de titularidade da credencial. Os workshops também movimentaram o evento, com uma demanda acima das expectativas. Foram 48 palestras gratuitas, atraindo aproximadamente 2.400 participantes.
Já a Feira de Negócios e Relacionamentos, com cerca de 60 empresas expositoras, registrou um público de 6.800 visitantes únicos – e uma circulação de 16 mil pessoas nos quatro dias. Os tradicionais coffee breaks, integrados ao ambiente da Feira, permitiram que os profissionais interagissem e trocassem contatos e experiências, ampliando o conhecimento e os negócios.
“A 12ª edição foi um sucesso de público, de conteúdos e de oportunidades para os participantes gerarem novos relacionamentos de negócios”, destaca Alonso José Torres, presidente da Ópera Eventos Corporativos, realizadora da Expogestão.
Além das programações que envolveram congresso, feira e workshops, a Expogestão 2014 foi também o palco de eventos paralelos, como o 5º Meetup Startup SC e as Sessões de Negócios, promovidos pelo Sebrae, e o encontro de presidentes das ACIs da Facisc.