A Exposição Agropecuária de Ponta Porã teve início no dia 13 de março. O Sindicato Rural do município estima que mais de 100 mil pessoas compareçam ao Parque de Exposições Alcino Pereira durante os nove dias de evento, que tem o encerramento marcado para 22 de março.
A abertura de uma das exposições mais tradicionais da fronteira aconteceu às 18h e contou com a presença da diretoria do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul.
Um dos destaques desta edição é a realização do ciclo de palestras sobre segurança pública e segurança nacional da Fronteira do Brasil com o Paraguai, no dia 21 de março, às 14h.
Foto: Diogo Neto.
Durante o evento, um representante do CMO – Comando Militar do Oeste, apresentará o Sisfron – Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras, um dos principais projetos estratégicos do Exército que permitirá o monitoramento, controle e atuação nas fronteiras terrestres, auxiliando na redução dos problemas da região fronteiriça.
O ciclo de palestras é promovido pela Famasul, em parceria com os sindicatos rurais dos municípios de Ponta Porã, Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Iguatemi, Laguna Carapã, Paranhos, Sete Quedas, Tacuru.
A Exporã contará também com a realização de cursos e palestras e receberá mais de 50 expositores de setores variados como comércio, ONGs, maquinários, alimentação e veículos, além de cinco leilões onde devem ser ofertadas quatro mil cabeças de gado e rodeio com a participação de cerca de 30 competidores.
“Apesar da situação econômica do País, a expectativa para a feira é boa, pois ela movimenta a população de Ponta Porã e região todos os anos.”, relata o presidente do Sindicato Rural.
Em 2014, a parceria entre o Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul e o Sindicato Rural de Ponta Porã resultou na realização de 70 cursos no município, onde 868 pessoas foram capacitadas em 2.698 horas de curso. Durante a feira de negócios, as duas entidades terão o desafio de capacitar 300 pessoas por meio de oito cursos.
Para o presidente do Sindicato Rural de Ponta Porã, Jean Pierre Paes, o Senar é a grande ferramenta do Sindicato Rural. “São capacitados produtores e trabalhadores sejam eles pequenos, médios ou grandes e isso contribui para o desenvolvimento do agronegócio como um todo.”, considera Paes.
A Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul também participa da programação da 41ª Exporã. Nessa segunda-feira (16/03), acontece palestra de apresentação da atuação da entidade, do Projeto Soja Plus e o Siga MS – Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio.
O evento está marcado para as 19h30 na abertura da Frontec – Feira de Tecnologia da Fronteira, evento realizado dentro da Exporã.