Experiência de Marca

Exposição em Manaus destaca trabalho de Alan Moore

A exposição fica em cartaz até o dia 5 de dezembro. Além disso, integram a agenda de atividades da exposição palestras, mesas redondas e encontro de fãs.

No dia 05/11 foi realizada a abertura da mostra ‘A Voz do Fogo’, que homenageia o escritor inglês Alan Moore, um dos mais renomados roteiristas de graphic novel. O evento foi realizado durante o Dia Nacional da Cultura Brasileira, no Paço da Liberdade, no Centro da Capital amazonense.

A exposição fica em cartaz até o dia 5 de dezembro. Além disso, integram a agenda de atividades da exposição palestras, mesas redondas e encontro de fãs.

Foto: Reprodução/Google.
Alan Moore.
Alan Moore.

Ao todo, 22 artistas amazonenses fazem parte do evento, sendo a maioria autores de ilustrações baseadas nas histórias de Moore a exemplo de ‘Watchmen’, ‘V de Vingança’, ‘Monstro do Pântano’ e ‘Do Inferno’, além de trabalhos do início de sua carreira na Inglaterra e obras recentes como o filme ‘Show Pieces’.

De acordo com o diretor de Cultura da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manascult), José Augusto Cardoso, a exposição é uma oportunidade de fomentar a arte dos quadrinhos na região.

“Alan Moore elevou o padrão dos quadrinhos para a categoria de arte, com histórias maduras e voltadas a outro público, além de ser autor de diversos contos publicados por renomadas editoras do segmento. A mostra é mais uma iniciativa da fundação em abrir espaço para outros tipos de manifestações artísticas.”, explicou, por meio de assessoria.

Alan Moore

O escritor é um dos mais premiados roteiristas de Graphic Novels das últimas décadas. Iniciou sua carreira nos anos 70 produzindo fanzines e tiras para o jornal de sua cidade natal, Northampton.

Após receber vários prêmios no mercado inglês, atingiu reconhecimento mundial por seu trabalho na revista ‘Monstro do Pântano’ da editora americana DC Comics. Ainda na mesma editora lançou, em 1986, seu mais aclamado trabalho ‘Watchmen’.

A obra teve tanto impacto que o prêmio literário ‘Hugo Awards’ criou a categoria ‘Outros’ para premiá-lo e a revista Times a incluiu na sua lista dos mais importantes romances do século 20. No início dos anos 90, após desavenças com editoras americanas pelo direito de uso de seus personagens, voltou a publicar por editoras independentes.

Sua obra já recebeu diversos prêmios incluindo: Eisner Award – maior da indústria dos Quadrinhos, Angoulême International Prize – mais importante prêmio europeu de quadrinhos – e o Bram Stoker Award, prêmio literário do Reino Unido.

 

banner impacto