Chope, confete e serpentina. A cidade da Oktoberfest também já caiu na folia. Nos carnavais do passado, Blumenau já foi palco de grandes bailes de fantasia e até desfiles de carros alegóricos pela Rua XV. Esses eventos de outros tempos serão relembrados na exposição “Abre alas… É tempo de Carnaval”, que o Neumarkt está promovendo.
As 24 fotografias da exposição retratam o Carnaval de Blumenau no início do Século XX. Mas, segundo a historiadora Sueli Petry, as primeiras manifestações na cidade datam de 1885.
Fotos: Arquivo Histórico José Ferreira da Silva.
De acordo com jornais da época, a folia começava com o Baile de Máscaras na Sociedade dos Atiradores (atual Tabajara Tênis Club). Documentos mostram curiosidades como convites com regras “pitorescas” impostas aos foliões, como não pular ou dançar separado do par e não ir ao baile sozinho se fosse casado.
A historiadora conta que na primeira metade do século 20, o Carnaval em Blumenau foi muito forte e significativo. “Até o final dos anos 30, antes da Segunda Guerra Mundial, eram promovidos desfiles de carros alegóricos e os bailes nos salões atraiam foliões de todas as cidades próximas.”, diz Sueli.
Uma das fotografias expostas resgata um cortejo carnavalesco na Rua XV, em 1901, em que o carro alegórico satiriza um médico que apreciava uma boa aguardente.
Entre as imagens cedidas pelo Arquivo Histórico José Ferreira da Silva também se destacam os blocos carnavalescos das décadas de 1920 e 1930. Além das fotografias, a exposição vai exibir dois trajes carnavalescos antigos que pertencem ao Museu de Hábitos e Costumes de Blumenau.
Um deles é uma réplica dos anos 20, que faz referência ao chocolate Lacta — marca muito famosa na época. O outro é uma fantasia original de uma aluna normalista dos anos 60 satirizada.
A exposição ficará aberta à visitação no pavimento superior do Neumarkt até o dia 18 de fevereiro.