Na defesa do equilíbrio entre economia e natureza por meio de práticas de sustentabilidade, a Faber-Castell traz a quarta edição da “Faxina nos Armários”, ação de marketing sustentável que tem como objetivo principal o incentivo à reciclagem dos instrumentos de escrita não mais utilizados.
Com o fim do ano letivo, em vez de jogá-los fora, a iniciativa convida alunos de todo o Brasil a mobilizar parentes, amigos, professores e demais interessados em coletar o maior número possível dos seguintes materiais: lápis, lapiseiras, canetas, canetinhas, borrachas, apontadores, destaca-textos, marcadores permanentes e marcadores para quadro branco, quebrados ou em desuso, independente da marca.
A ação irá premiar os dez participantes que enviarem o maior número desses itens à TerraCycle, empresa responsável pela gestão do programa, durante os meses de fevereiro a maio de 2016.
Entre os diversos prêmios, serão distribuídos 55 mil pontos-bônus que valem doações a escolas ou entidades de caridade. Todos os itens coletados serão encaminhados a um fluxo de logística reversa que transforma os resíduos em matéria-prima introduzida na estrutura de novos produtos – como lixeiras, pás de lixo, suportes de notebook, entre outros.
A campanha surgiu pela primeira vez em 2013, fruto do interesse em reforçar o compromisso com o meio ambiente durante o período de fim do ano letivo, no qual há sensível aumento do descarte desses produtos.
“Faxina nos Armários” faz parte da Brigada de Instrumentos de Escrita Faber-Castell, programa contínuo de coleta e reciclagem de materiais de escrita, firmado desde setembro de 2012 com a TerraCycle.
Entre os vencedores das edições passadas, estão escolas e instituições sem fins lucrativos, mas vale frisar que qualquer um pode participar, de forma totalmente gratuita. Só em 2015, a ação mobilizou a coleta de 107.673 itens em três meses, um resultado 64% maior em relação ao mesmo período de 2014, o que ressalta o interesse dos consumidores por iniciativas de estímulo ao consumo consciente.
Para participar basta se inscrever na Brigada de Instrumentos de Escrita Faber-Castell no site da TerraCycle. Alunos, pais, professores e demais interessados devem juntar os materiais de escrita e levá-los para suas escolas no início do ano letivo.
Importante ressaltar que somente os materiais recebidos dentro do período de duração de “Faxina nos Armários” – 1° de fevereiro a 31 de maio de 2016 – concorrerão às premiações. O programa permanece vigente mesmo após o término da ação, com a pontuação regular de R$ 0,02 por unidade (12gr).