O Facebook anunciou no dia 6 de maio, uma doação de R$ 10,8 milhões para a ONG Ação da Cidadania, com o objetivo de contribuir para o combate à fome no Brasil, agravada pela pandemia. Trata-se da maior doação individual por uma empresa no país à campanha “Brasil Sem Fome”.
“Apoiar a sociedade brasileira no enfrentamento da fome é responsabilidade de todos. Na urgência de aliviar ao menos parte do sofrimento de quem não tem o que comer, sabemos que a experiência da Ação da Cidadania, aliada à sua capilaridade, garantirá que essa doação chegue a quem mais precisa.”, afirma a vice-presidente do Facebook na América Latina, Maren Lau.
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“Desde o início da pandemia, o Facebook tem adotado uma série de ações para garantir informações confiáveis sobre o coronavírus e a vacinação às pessoas, além de medidas para amenizar os efeitos da crise nos pequenos negócios.”
De acordo com a Ação da Cidadania, fundada em 1993 para combater a fome e a miséria no Brasil, a doação do Facebook permitirá a compra de cerca de 216 mil cestas básicas ao custo de R$ 50,00 cada, beneficiando mais de 850 mil pessoas.
Ainda de acordo com a ONG, cada cesta é composta por 3 kg de arroz, 3 kg de feijão, 1 kg de macarrão, 1 litro de óleo, 1 kg de açúcar e 1 kg de farinha.
A Ação da Cidadania já arrecadou o suficiente para ajudar mais de 6 milhões de pessoas, o equivalente a 16,6 milhões de quilos de alimentos ou 83 milhões de pratos de comida, durante a pandemia de Covid-19 no Brasil.
“Contar com o apoio dessa magnitude de uma das maiores empresas do ramo da tecnologia nos faz ter ainda mais fôlego para seguir nossa missão de ajudar quem passa fome no Brasil. É com alegria que recebemos os recursos e nos honra o reconhecimento de nosso trabalho em prol de milhões de brasileiros em situação de insegurança alimentar. Unir esforços de solidariedade tem sido nosso maior desafio, e é incrível ter o Facebook nessa empreitada.”, destaca o diretor-executivo da Ação da Cidadania, Rodrigo “Kiko” Afonso.
Ações do Facebook
Desde março do ano passado, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o Coronavírus como uma emergência mundial de saúde pública, o Facebook vem tomando medidas em todo o mundo para ajudar as pessoas e os negócios afetados pela pandemia.
O Facebook conectou mais de 2 bilhões de pessoas em 189 países, incluindo no Brasil, com informações oficiais sobre o Coronavírus a partir da sua Central de Informações sobre o Coronavírus e com mensagens nos feeds do Facebook e do Instagram.
A empresa também já removeu das plataformas mais de 16 milhões de conteúdos sobre Covid-19 que poderiam provocar danos reais às pessoas.
A empresa tem feito, ainda, parcerias com autoridades e organizações de saúde em mais de 120 países para, entre outras coisas, lançar chatbots no WhatsApp sobre COVID-19 e vacinação. No Brasil, por exemplo, há chatbots do Ministério da Saúde e do governo do Estado de São Paulo .
Também no Brasil, o Facebook divulgou, no início de abril, parcerias com com Instituto Butantan e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) , além de ONGs e iniciativas da sociedade civil, para ampliar campanhas educativas no Facebook e no Instagram sobre a segurança das vacinas e medidas preventivas contra o Covi-19.