O Facebook lançou no dia 15/01 um buscador que permitirá encontrar conteúdos na rede social para que o usuário saiba mais sobre seus amigos, o que foi considerado como um desafio ao Google e outras empresas de internet.
“Consideramos o Facebook como uma grande base de dados sociais” e “como qualquer base de dados, deveríamos poder realizar buscas dentro dela”, disse o presidente e cofundador da empresa, Mark Zuckerberg, ao lançar a nova função em um evento organizado em Menlo Park, Califórnia (Oeste dos Estados Unidos).
Ao contrário dos buscadores tradicionais, como o Google, o do Facebook, batizado de Graph Search, não realizará buscas em toda a internet, mas poderá ajudar a encontrar informações arquivadas na rede e nos conteúdos de amigos do usuário.
Para ampliar o serviço, o Facebook anunciou também seus planos de estender seu acordo de buscas na internet com o Bing, da Microsoft. Zuckerberg confessou que o Facebook esteve negociando com o Google, mas que a “Microsoft se mostrou mais inclinada a realizar coisas específicas para o Facebook”.
A empresa disse que a nova função é uma volta às origens da rede social, cuja finalidade primária era ajudar as pessoas a estabelecer conexões. “Quando o Facebook foi lançado, a forma que as pessoas o utilizavam mais era para realizar buscas, para saber coisas sobre as pessoas e para criar novos laços”, afirma um comunicado da companhia.
O analista da consultoria Forrester Research Nate Elliot afirmou que a iniciativa do Facebook tem como objetivo fidelizar mais seus usuários com a própria rede social. “O pior pesadelo do Facebook é uma rede social estática quanto a seus dados; se os usuários não acrescentam muitos amigos novos ou conexões… sua rede pessoal se torna cada vez menos ativa ao longo do tempo”, explicou Elliot.
Assista à introdução: