O Facebook anunciou na segunda-feira (30) que vai investir 100 milhões de dólares em veículos de jornalismo para aumentar os esforços de busca pelos fatos durante a pandemia do Coronavírus.
Enquanto 25 milhões serão destinados ao Facebook Journalism Project, que fomenta iniciativas locais, os outros 75 milhões serão distribuídos na forma de “gastos adicionais de marketing” para companhias globais da indústria.
A decisão foi tomada em vista da previsão de queda drástica na receita de diversas empresas do meio graças ao recuo de investimentos de anunciantes em publicidade nas plataformas.
A Reuters aponta que o cenário é consequência de um baque sofrido pela indústria da publicidade neste momento, com analistas prevendo perdas de até 26 bilhões de dólares perdidos em faturamento – e sem fundos direcionados ao negócio, o trabalho de jornalistas no mundo corre risco sério em um momento delicado.
É aí que entra o investimento do Facebook. A companhia diz que vai primeiro concentrar a distribuição destes fundos aos veículos mais afetados com a crise no mundo, seguindo o raciocínio de uma medida anunciada na semana passada aos EUA e Canadá que previa a doação de cinco mil dólares a cinquenta redações nos EUA e Canadá que sofreram com “custos inesperados” neste início de pandemia.
“Se as pessoas precisavam de mais provas que o jornalismo local é um serviço público vital, eles estão vendo agora.” escreve a empresa no comunicado oficial.
O investimento representa mais um esforço do Facebook para providenciar auxílio à população durante a pandemia. Além de ter aumentado o rigor sobre o perfil da publicidade veiculada na rede social, a empresa também lançou na plataforma uma central de informação para combater fake news relacionadas ao Coronavírus.