Durante o Círio, a cantora paraense Fafá de Belém vai promover mais uma edição do “Varanda de Nazaré”, quando ela recebe vários convidados de todo Brasil para acompanhar de perto a festa religiosa do povo paraense.
Para esse ano já estão confirmadas algumas presenças como os padres Fábio de Melo e Reginaldo Manzotti, a apresentadora Marília Gabriela, os escritores José Eduardo Agualusa e Mia Couto, e possivelmente Thaís Araújo e Lázaro Ramos.
A cantora conta que a realização do projeto envolve a escolha dos convidados e que hoje o espaço na sua varanda é disputado. Fafá relata que o que mais impressiona os convidados na Quadra Nazarena é a alegria das pessoas na procissão e o fenômeno da fé. Ela explica que hoje existem mais pedidos para participar do projeto do que a capacidade de atendê-los.
Foto: Reprodução/Google.
“No primeiro ano, foi dificílimo. Você imagina [para os convidados] fazer uma viagem de três horas para acompanhar uma procissão, entender que é o fenômeno da fé, o fenômeno da cultura do povo do Pará? Por que para acompanhar o carnaval está assim de gente, né? Foi a partir dos próprios convidados, que foram muito bem escolhidos, selecionados, que o boca a boca entre eles cresceu.”, diz Fafá de Belém.
Fafá de Belém explica que é preciso ajustar os convites às agendas dos convidados, já que muitos artistas podem estar ocupados com o desenvolvimento de seus trabalhos. Este foi um dos motivos que a fez pensar em um conceito para esse ano: deixar a varanda cada vez mais paraense.
“Esse ano a varanda vai estar mais paraense ainda. Temos muita gente de Belém participando na formação, na estruturação, no conceito. O ‘Curro Velho’ entra com os seus artistas maravilhosos. Naquela esquina do edifício Manuel Pinto onde eu recebo os idosos do Pão de Santo Antônio, vai ter mais gente também, vamos receber mais uma creche pra assistir.”, conta a cantora.
Programação
A programação inicia em 9 de outubro, com um espetáculo de música erudita homenageando Waldemar Henrique. No dia 10, será realizada uma festa com mestre Curica, Arthur Espíndola e outros músicos da Capital.
Já no dia 11 de outubro, no Círio Fluvial os convidados também participarão de um passeio de barco, começando com a presença na trasladação. E para encerrar, a grande procissão do domingo, 12 de outubro, no Círio de Nossa Senhora de Nazaré.
“Esse ano estamos programando apresentar vários dicas da cidade para os convidados. Então o Arraial do Pavulagem, poe exemplo, vai estar nessas dicas, assim como o largo do Carmo, para que conheçam como a cidade funciona nessa época, misturando o sagrado e o profano, mas sempre com ela [Nossa Senhora] dizendo o que ela quer fazer nessa cidade e com os seus filho”, diz Fafá de Belém em meio a risos.
Varanda de Nazaré de Fafá de Belém
Este ano, a “Varanda de Nazaré” está localizada na travessa Quintino Bocaiúva, em uma casa antiga. Em anos anteriores, o projeto foi abrigado em outra casa, na travessa Rui Barbosa. A mudança de local aconteceu devido à procura e agora o espaço será maior. “A casa era linda, também uma casa de época, mas era muito estreita a passagem e aí você tem o tempo todo que mandar o povo andar porque é muita gente.”, relembra Fafá.