No Dia Internacional da Mulher, a FCB Inferno, agência por trás da iniciativa “This Girl Can” da Sport England, está lançando "Queen Rules”, uma nova maneira de jogar cartas, em que a dama é mais importante que o rei. A campanha tem o objetivo de colocar em discussão a igualdade de gêneros.
Com o apoio da Unibet, a campanha será lançada com eventos simultâneos ao vivo e torneios de pôquer Queen Rules, no dia 08 de março, em Londres, Estocolmo, Malta e outras cidades a serem anunciadas. Um filme de experiência social, criado em parceria com a produtora Archer’s Mark, será divulgado no mesmo dia.
Os competidores jogarão com cartas de edição limitada, que homenageiam mulheres poderosas de todos os tipos, desenhadas por dezesseis ilustradoras incrivelmente talentosas do site womenwhodraw.com, que divulga o trabalho de mulheres desenhistas, principalmente negras, LBTQ+ e de outros grupos minoritários.
Todas as receitas provenientes dos eventos ao vivo e de produtos como camisetas, impressos artísticos e baralhos, serão doadas à HeForShe, uma campanha de solidariedade que defende o avanço das mulheres, iniciada pela UN Women. A intenção é que o jogo possa ser uma poderosa ferramenta para a mudança e que, o apoio à campanha ajude na luta por um mundo mais justo.
O projeto “Queen Rules” teve início quando uma garotinha de cinco anos perguntou por que o rei tem um posto mais alto do que a dama no baralho. A ideia simples, mas poderosa, é uma forma de incentivar a discussão em torno da desigualdade de gênero que ocorre de forma inconsciente ao nosso redor, porque às vezes o que não enxergamos é tão prejudicial quanto o que está à vista de todos.
A agência está desafiando pessoas de todo o mundo a mudar a forma como pensam e jogam com as novas regras. Para ver exemplos de como jogar e quais jogos podem usar o Queen Rules, acesse queenrulesproject.com ou participe da conversa com #QueenRules.
O CEO da FCB Inferno, Frazer Gibney, declarou: “É uma pequena mudança, mas esperamos que tenha um grande impacto. Se conseguirmos despertar o debate e promover uma verdadeira mudança nas formas inconscientes e enraizadas de desigualdade de gêneros, a campanha terá sido um sucesso”.
O CCO da FCB Inferno, Owen Lee, comentou: “Essa ideia incrivelmente simples veio de uma garotinha de cinco anos que fez uma pergunta ingênua que todos nós tivemos dificuldade para responder. Todos somos responsáveis pelo preconceito inconsciente e, como empresa de comunicação, temos a oportunidade de fazer algo sobre isso. ‘Queen Rules’ é uma forma de jogar diversos jogos de cartas e que vai mudar a maneira como as pessoas pensam. Portanto, na próxima vez que uma garotinha perguntar: ‘Os reis são melhores que as damas?’, a resposta certamente será: “Não, só depende do jeito que você quer jogar".
Nataly Sopacuaperu, diretora de eventos da Unibet afirmou: “A Unibet tem orgulho de participar do projeto ‘Queen Rules’. É uma ideia fantástica, que debate a desigualdade de gênero existente na sociedade. Como marca, nosso desejo é fazer com que todos os nossos jogadores se sintam compreendidos, e desafiar estereótipos desse tipo é uma forma de fazer isso”.
Glenda Stone, diretora de parcerias para o Dia Internacional da Mulher, explica: “Desafiar o status quo é um importante passo da jornada rumo à paridade de gêneros. É isso que torna o projeto ‘Queen Rules’ em uma campanha poderosa, inovadora e estimulante para aumentar a conscientização. É inteligente questionar uma circunstância familiar para oferecer uma alternativa. A Unibet e a FCB Inferno claramente estão inovando com impacto quando o assunto é criar e fazer uma #PressforProgress”.