A vida está realmente complicada para Michael Phelps. No dia 06/10, a Federação Americana de Natação (USA Swimming) anunciou que o nadador foi suspenso por seis meses por violar o código de conduta da organização.
Com isso, o maior campeão olímpico da história, com 18 medalhas de ouro e 22 no total, está fora das piscinas até 06 de abril de 2015. Ele poderá nadar em seu clube, mas proibido de disputar qualquer competição.
Foto: Reprodução/Google.
Para piorar a situação, a Federação Americana de Natação retirou o nome de Michael Phelps do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, em agosto de 2015, em Kazan, na Rússia. A suspensão veio logo depois de Michael Phelps anunciar, no dia 05/10, um “tempo na sua carreira”. No último dia 30/09, o nadador foi detido por dirigir bêbado.
“Os membros que integram a USA Swimming e, particularmente a seleção nacional, tem uma obrigação clara de aderir ao nosso código de conduta.”, explicou o diretor executivo da USA Swimming, Chuck Wielgus.
“Se uma infração ocorrer, é nossa responsabilidade tomar uma ação apropriada baseada em cada caso individualmente. A conduta de Michael Phelps foi séria e resultou em consequências significativas.” sentenciou Wielgus.
Esta não é a primeira vez que Phelps é punido pela Federação Americana de Natação. Em 2009, o nadador ficou três meses suspenso após uma foto vazar na internet, em que ele fumava em um bong, peça utilizada para o consumo de maconha.
Em outra ocasião, o atleta também foi pego dirigindo embriagado, e teve de prestar serviços sociais como pena.