Durante três dias, fabricantes nacionais e internacionais vão apresentar as últimas novidades de sistemas de eficiência energética.
E uma ampla gama de produtos, serviços e soluções para geração de energia solar, eólica e biomassa para atender a indústria, hospitais, hotéis, estádios de futebol, condomínios, entre outros.
E um congresso vai reunir entidades, especialistas, agência reguladora e Governo para discutir como potencializar a utilização dessa energia no país.
Aerogerador, micro-aerogerador, mini-aerogerador, células solares, coletores solares, concentradores, sistemas de medição e até usinas solares, equipamentos cujos nomes até pouco tempo poderiam soar como uma possibilidade de um futuro distante, estarão mais presentes do que nunca nos corredores de quem visitar a Exposolar-Feira Internacional de Tecnologia Solar, prontos para começar a fazer parte da estrutura de captação e utilzação energia limpa da indústria, construção civil, condomínios e residências.
Promovida pela Rofer Feiras e Eventos, a feira vai acontecer de 3 a 5 de maio, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo. Além de reunir fabricantes e prestadores de serviços da indústria de geração energia a partir de fontes limpas e renováveis, a feira será uma grande oportunidade para a iniciativa privada discutir soluções e produtos que contribuam para redução das agressões ambientais e do consumo de recursos naturais.
Reunindo mais de 50 expositores, cerca de 150 marcas e mais 350 produtos, o evento contará com as principais empresas de tecnologia solar, que apresentarão alternativas de geração de energia e de aquecimento, entre outras ligadas a exploração de diversas fontes de energia limpa como eólica e biomassa.
Com estimativa de receber mais de 3 mil profissionais, o evento é destinado a arquitetos, integradores, instaladores, construtoras, empresários, engenheiros, geradoras e distribuidoras de energia, profissionais do setor aeroviário, hospitais, hotéis, estádios de futebol e outros.
Simultaneamente a Exposolar Brasil será realizado o COBES – Congresso Brasileiro de Energia Solar, que reunirá as principais autoridades e profissionais renomados do mercado de energia solar e termosolar, tendo como o tema principal "Energia Solar – Despontando como o Investimento da Década", que vai reunir entidades, especialistas, agência reguladora,especialistas e Governo para discutir como ampliar e potencializar a utilização da energia limpa no país.
Confira alguns destaques das empresas participantes:
ABGD (Associação Brasileira de Geração Distribuída) – Vai levar a Certificação ABGD para Instalador FV. Trata-se da primeira certificação de Instalador Fotovoltaico criada no Brasil. Voltada para Instaladores de sistemas fotovoltaicos, técnicos, engenheiros, tecnólogos, integradores, eletricistas, e profissionais do segmento de instalação de equipamentos FV. Os benefícios de ter a certificação são:
Para os clientes: Fornece um meio para identificar instaladores qualificados e capacitados e permite uma comparação pelo cliente, podendo diferenciar instaladores certificados de instaladores não certificados.
Para os profissionais instaladores: transmite confiança aos clientes se diferenciando da concorrência pela titularidade de um certificado. Abre novas possibilidades ao profissional, servindo de pré-qualificação para a atuação do mesmo em outros segmentos do setor (Geração Centralizada).
Para as empresas: mitiga os riscos de problemas de instalação ao contratar profissionais que foram previamente qualificados e passaram por uma prova em entidade reconhecida no mercado. Diminui os custos de seleção e treinamento de profissionais novos para a função de instalador fotovoltaico. Diferenciar-se da concorrência ao divulgar que entre seus quadros existem profissionais treinados, capacitados e certificados por entidade de classe.