O evento anual é realizado para promover a cultura doceira da cidade de Pelotas/RS, difundindo o trajeto histórico dos doces, que resultam da integração de dezenas de etnias e misturam visões de mundo tanto ocidentais quanto orientais, para todo Brasil e exterior.
Para as doceiras, é a oportunidade de vender e divulgar os deliciosos doces pelotenses. Para os expositores, é a chance de entrar em contato com mais de 300 mil pessoas. Para os visitantes, a Fenadoce oferece um mundo de magia com diversas atrações culturais, gastronômicas e comerciais.
Os 19 dias de evento são uma excelente oportunidade para se divertir e conhecer nossos doces e nossa história. Na edição de 2016, foram 271 mil visitantes, 2.300 doces vendidos, em uma área de 22 mil m² e 17 hectares de área total.
A Fenadoce nasceu em 1986, criada pelo Poder Público juntamente a outras entidades. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Pelotas — CDL — assumiu a coordenação do evento em 1995. Nas primeiras edições, acontecia a cada dois anos, sempre em um local diferente da cidade.
A partir de 1988, a Feira tornou-se anual e ganhou endereço fixo: o Centro de Eventos Fenadoce, próximo ao principal trevo de entrada do município. Hoje, a Fenadoce atrai visitantes de fora, tanto do país quanto do Mercosul. Convidados ilustres da área da política e do entretenimento sempre comparecem.
Até as primeiras décadas do século 20, Pelotas foi identificada, no Brasil, como a cidade do charque. Com o passar do tempo, esse título foi substituído por outro, não vinculado precisamente a um alimento, mas a uma especialidade gastronômica: tem-se atribuído ao município o título de Capital Nacional do Doce.